Mercedes vai erguer fábrica para reciclar baterias de elétricos na Alemanha

Nova unidade irá reciclar até 2,5 mil toneladas de baterias usadas em modelos eletrificados

AUTOS CARROS | Marcos Camargo Jr. –

A Mercedes-Benz lançou a pedra fundamental para a produção de uma fábrica destinada a reciclar baterias de carros elétricos. Ela ficará em Kuppenheim, sul da Alemanha. Esta unidade terá capacidade para reciclar 2.500 toneladas de baterias de veículos eletrificados – híbridos e elétricos – o que irá contribuir com a produção de 50.000 módulos de baterias de carros da Mercedes-Benz.

Na fábrica, a Mercedes também irá testar novos modelos de baterias desenvolvidos por empresas de pequeno porte e startups. À medida em que as soluções dessas empresas possam ser aproveitadas a médio prazo, a Mercedes-Benz passará a investir nestas empresas.

Bateria de 108kw do EQS: reciclagem de níquel, cobalto e lítio é uma necessidade

Bateria de 108kw do EQS: reciclagem de níquel, cobalto e lítio é uma necessidade

MERCEDES-BENZ/DIVULGAÇÃO

Quanto à fábrica, o início do processo industrial deverá ser marcado para dezembro. A planta de Kuppenheim será neutra em emissões de carbono e usará energia “verde” de origem solar, ao menos durante o período de sol no hemisfério norte.

“Estamos mandando um sinal importante da força de inovação em Baden-Württemberg e toda a Alemanha para a mobilidade sustentável”, disse Jörg Burzer, diretor da cadeia de produção e gestão da Mercedes Benz.

MERCEDES GLB 35AMG: 7 lugares para viajar a até 250km/h por MEIO MILHÃO (vale a pena?) Veja o vídeo!

O governo alemão vem expressando preocupação com a fonte de energia do país que voltou a consumir fontes não renováveis de energia. Tanto que parlamentares alemães pediram adiamento de uma votação da agenda de carros elétricos para a União Europeia neste ano. A fábrica da Mercedes irá promover a reciclagem, principalmente, de lítio, níquel e cobalto, muito usados em baterias de carros elétricos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *