Fiscais da limpeza urbana identificam descarte irregular de pneus na Leste-Oeste

Se flagrado, infrator pode receber multa que varia entre R$ 3 mil e 30 mil, de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana

 

Alagoas 24h – 13/03/2024 14:47

Após um mapeamento realizado pela fiscalização da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) foi localizado um grande descarte irregular de pneus na lateral da Avenida Governador Afrânio Lages, no Jacintinho, popularmente chamada de Leste-Oeste. No local, foram encontrados cerca de 200 pneus. A origem do descarte ainda é desconhecida.

Crystália Tavares/Ascom Alurb Fiscalização da Alurb identifica descarte irregular de pneus na Avenida Governador Afrânio Lages, no Jacintinho.

Logo em seguida à descoberta da infração, a Autarquia iniciou o recolhimento do material na última sexta (8), trabalho concluído nesta quarta-feira (12). Agora, a fiscalização do órgão trabalha para identificar a empresa ou indivíduo responsável pelo descarte. Se flagrado, o infrator pode receber multa que varia entre 3 mil e 30 mil, a depender da quantidade de itens, de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana.

“É um absurdo que ainda hajam descartes dessa maneira. Agora, iremos trabalhar para identificar quem foi o responsável pelo descarte para atuar de acordo com o código, visando coibir práticas como esta”, disse o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.

O descarte irregular de pneus é extremamente prejudicial ao meio ambiente. Um dos fatores é o tempo elevado de deterioração, causando poluição do solo e contaminação das áreas. Quando estão expostos à luz solar e às chuvas, os pneus começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, o que pode contaminar ecossistemas inteiros e a atmosfera, além de acumular água e se tornar um estopim para a dengue e outras doenças.

“Iremos intensificar ainda mais a fiscalização. O mapeamento destes pontos favorece nosso trabalho, pois atuamos diretamente nas áreas críticas fiscalizando e limpando locais onde o descarte irregular acontece. No entanto, o ideal é ter a colaboração da população que deve dar a destinação correta para os resíduos gerados”, completou Teófilo.

Por se tratar de uma área de encosta, os garis fizeram a retirada dos pneus com o uso de uma corda, preservando suas integridades durante a atividade. Para levar todos os pneus encontrados, a Autarquia utilizou um caminhão baú.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *