Prefeitura de Macapá realiza ação de recolhimento de pneus usados em borracharias da cidade para evitar o descarte irregular

Em menos de seis meses, iniciativa que tem como objetivo evitar o descarte incorreto, já recolheu mais de 50 mil pneus usados para reciclagem

Prefeitura de Macapá – Por Wellington Barros – Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana –

Ação aconteceu na Avenida Ivaldo Veras, em frente à Cidade do Samba | Foto: Wellington Barros/PMM

Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Macapá realizou mais uma ação de recolhimento de pneus usados em borracharias da capital. Material é recolhido pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) e levado para uma carreta de armazenagem estacionada na Avenida Ivaldo Veras, em frente à Cidade do Samba.

Em menos de seis meses, a iniciativa, que tem como objetivo evitar o descarte incorreto, já recolheu mais de 50 mil pneus velhos para reciclagem.

O motorista de aplicativo, Maurilio Almeida, de 50 anos, compartilhou sua perspectiva enquanto aguardava o serviço em uma borracharia próxima à carreta de armazenagem.

“É uma iniciativa excelente. Além de ajudar a evitar enchentes, contribui para a saúde da nossa comunidade, eliminando possíveis criadouros do mosquito da dengue”.

 

 

Foram cerca de dez mil pneus coletados e encaminhados para uma carreta de armazenagem na avenida Ivaldo Veras, e de lá, seguem para reciclagem fora do estado. Transformados em matéria-prima para a produção de asfalto, eles representam uma solução sustentável para o descarte correto.

Um dos munícipes que aderiu à iniciativa foi o agricultor Arilton Cambraia, que reutiliza pneus para fazer cercas para suas propriedades rurais. Ele trouxe restos dos pneus que não servem para sua produção para descartar.

“Eu pagava contêineres para levar até a lixeira pública, o que era caro, quando soube da campanha, não pensei duas vezes. É uma forma simples de fazer a minha parte pelo meio ambiente e pela saúde de todos e ainda economizar dinheiro”, detalhou.

 

 

O acúmulo desse tipo de resíduo e o descarte irregular em vias e canais da cidade podem causar alagamentos e virar criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, cujo a incidência tem aumentado em nível nacional.

Desde setembro de 2023, quando o serviço voltou a funcionar, a campanha já resultou no transporte de mais de 7 carretas, equivalente a mais de 50.000 pneus.

O secretário Municipal da Zeladoria Urbana, Helson Freitas, ressalta a importância dos empreendedores do ramo se juntarem a este esforço coletivo e reforça a importância da ação neste período do ano.

 

 

“É mais do que uma questão de limpeza urbana, é uma questão de saúde pública. Cada pneu recolhido é um potencial criadouro de mosquitos que eliminamos. No período do inverno amazônico, os riscos do descarte irregular desse tipo de resíduo aumentam ainda mais, por isso a importância de quem trabalha no ramo nos ajudar, unindo esforços para manter nossa cidade limpa e livre da dengue”, ressaltou.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *