Goiânia disponibiliza Ecopontos para descarte de pneus no combate à dengue

Os cinco ecopontos recebem também sobras de construção civil em reformas domésticas, móveis e eletrodomésticos inservíveis

O Hoje – Postado em: 18-03-2024 às 09h40 – Por: Alexandre Paes

Poucos sabem, mas em Goiânia a prefeitura disponibiliza cinco Ecopontos para o descarte seguro de resíduos na Capital. Esses locais recebem materiais diversos, desde sobras de construção civil até móveis antigos e também pneus em pequenas quantidades, e se tornaram importantes aliados no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya.

“Diariamente, a Comurg recebe denúncias de cidadãos que testemunham o descarte inadequado de pneus em locais impróprios. Por isso, é importante que todos conheçam a facilidade de descartar esses itens nos Ecopontos”, ressalta o presidente da Companhia, Alisson Borges, lembrando que a multa  para quem for pego descartando pneus de forma irregular varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, e o infrator tem seu veículo usado no ato apreendido pela fiscalização.

Já os grandes geradores desse tipo de resíduo devem seguir a legislação referente à logística reversa da respectiva cadeia produtiva. Os Ecopontos estão estrategicamente localizados nos bairros Jardim Guanabara II, Setor Faiçalville, Jardim São José, Residencial Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste. O horário de funcionamento é das 7h às 22h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, sem a necessidade de agendamento prévio.

Conforme dados da Comurg, houve um aumento expressivo de descarte irregular de lixo em Goiânia, que ultrapassou a média mensal de 50 mil toneladas para mais de 74 mil toneladas. Esse cenário tem demandado uma ação mais efetiva por parte da Prefeitura para combater o problema que afeta diretamente a qualidade de vida da população.

“Diante da situação, a Comurg intensificou o monitoramento nos pontos críticos da cidade, mapeando 30 novos locais onde o descarte clandestino tem sido frequente, saindo de 125 pontos para 155”, pontua Alisson Borges. O serviço é uma parceria entre a  Companhia de Urbanização (Comurg) junto a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

BOX

Confira abaixo os endereços dos Ecopontos:

  • Jardim Guanabara II: Rua GB-5 com Rua GB-6;
  • Setor Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM
  • Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda
  • Residencial Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07
  • Parque Eldorado Oeste: Rua elo 43, APM 10, Setor Eldorado Oeste. Funcionamento: das 7h às 22h
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *