Fabricante testa pneus que rodam sem ar e não furam; saiba como eles funcionam

Michelin espera que até o fim do ano que vem os pneus estejam disponíveis para o consumidor final

  • AUTOS CARROS | Marcos Camargo Jr.  – MICHELIN/DIVULGAÇÃO

A Michelin iniciou um projeto-piloto para testar os pneus Uptis na frota de veículos do correio francês. A empresa La Poste vai testar os pneus que dispensam o uso de ar em 40 vans Citroën Jumpy.

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Os veículos vão rodar nos arredores de Paris, e depois também nas cidades do norte da França, já na fronteira com a Bélgica, onde as condições de estrada são as piores do país (nada comparável com as nossas, diga-se de passagem).

Veículos vão rodar nos arredores de Paris

Veículos vão rodar nos arredores de Paris

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Os pneus Uptis foram anunciados em 2021, e espera-se que até o fim do ano que vem estejam disponíveis para o consumidor final. A sigla Uptis significa “pneu que roda sem furar”, no inglês, e o material mescla borracha e outros compostos biodegradáveis. Esse pneu é seguro e dispensa o uso de ar. Sua construção utiliza tramas de borracha que mantêm a sustentação do veículo.

Sigla Uptis significa 'pneu que roda sem furar'

Sigla Uptis significa ‘pneu que roda sem furar’

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Embora hoje boa parte dos pneus seja reciclada e vendida como outros tipos de produtos (chinelos, tênis, roupas e outros itens), a Michelin calcula que anualmente 200 milhões de pneus sejam trocados após um furo que invalida o seu uso de forma segura em um automóvel.

Pneus Uptis usa uma estrutura de fibra de carbono coberta por borracha

Pneus Uptis usa uma estrutura de fibra de carbono coberta por borracha

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Como funcionam os pneus Uptis
Apresentada em 2021, a tecnologia dos pneus Uptis usa uma estrutura de fibra de carbono coberta por borracha. Os pneus não contam com espaço interno preenchido com ar e sim com essa estrutura, que divide o peso sobre uma trama feita desse material.

Pneu se adapta às imperfeições do solo para um rodar tão macio quanto um pneu convencional

Pneu se adapta às imperfeições do solo para um rodar tão macio quanto um pneu convencional

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Visualmente, o pneu parece “murcho”, mas ele se adapta às imperfeições do solo para um rodar tão macio quanto um pneu convencional, segundo a fabricante.

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