Campanha de Recolhimento de Pneus começa nesta segunda (25) em Itajaí

Ação é promovida pela Governo do Estado de Santa Catarina em parceria com o Município
DATA DE INCLUSÃO: 21/03/2024 16:02

Começa nesta segunda-feira (25) a Campanha de Recolhimento de Pneus em Itajaí. A iniciativa permitirá que a população descarte corretamente pneus de carro, moto, bicicleta, caminhão e camionete no Ponto de Entrega Voluntária (PEV), do bairro São Vicente. O PEV está localizado na rua Érico Veríssimo, nº 658, e atende de segunda a sábado, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h50.

A iniciativa integra as ações realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), por meio do programa Penso, Logo Destino (PLD), para redução das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, chikungunya e zika. Na cidade, a campanha é desenvolvida pelo Instituto Itajaí Sustentável, e pelas secretarias de Obras e Saúde, com apoio da Ambiental.

O recolhimento de pneus seguirá até o dia 26 de abril. “Nosso objetivo é mobilizar as pessoas para que elas façam o descarte correto dos resíduos, visto que o acúmulo de água em pneus pode ser um criadouro para o mosquito da dengue. É importante que a população traga esses pneus sem terra ou outros materiais”, ressalta o analista ambiental do INIS, Marcelo Bauke.

Penso, Logo Destino | Descarta.í

Itajaí aderiu ao Programa Penso, Logo Destino (PLD) em 2023 em cerimônia realizada na sede da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). O PLD objetiva sensibilizar as pessoas sobre a destinação correta dos resíduos bem como estruturar e apoiar a logística reversa em Santa Catarina.

Além disso, desde 2021, a plataforma Descarta.Í está disponível para a população. A página interativa concentra os locais de descarte de resíduos mais próximos, de acordo com a localização da pessoa, como Ecopontos, cooperativas de reciclagem e o PEV.

Há ainda a possibilidade de cadastrar novos estabelecimentos que recebem esses resíduos e esclarecer dúvidas sobre o descarte adequado. CLIQUE AQUI e confira.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *