Que fim levou? A promessa da Michelin com seu revolucionário pneu sem ar pressurizado permanece em teste, apesar de avanços e parcerias estratégicas
O pneu sem ar da Michelin promete revolucionar a indústria automotiva com durabilidade e eficiência, mas enfrenta desafios técnicos e de mercado que adiam sua chegada às ruas.
CPG – Escrito por Rafaela Fabris em Ciência e Tecnologia – 24 de março de 2024 às 17:28 – Pneu sem ar Michelin Foto: Divulgação
Em 2020, a Michelin causou alvoroço no mercado automobilístico ao anunciar um pneu sem ar, prometendo eliminar furos e reduzir manutenção. Esse pneu airless, ou não pneumático, substitui o ar por raios de borracha, visando melhorar a segurança e eficiência. Cerca de 20% dos pneus são descartados anualmente devido a furos ou desgaste, segundo estudos da própria Michelin, representando um enorme desperdício de recursos.
O pneu inovador, além de evitar furos, pode liberar espaço no porta-malas e diminuir o peso do veículo, trazendo economia e conveniência. Sua estrutura interna proporciona maior estabilidade lateral, um avanço sobre os pneus convencionais que tendem a deformar em curvas. Este desenvolvimento não é apenas uma inovação tecnológica mas também um passo em direção à sustentabilidade.
Pioneirismo da Michelin em pneu sem ar
A Michelin, pioneira na adoção de pneus pneumáticos em 1895, continua a liderar com o desenvolvimento do pneu airless. Outras empresas como Polaris, Hankook e Goodyear também exploram essa tecnologia, cada uma com abordagens distintas na estrutura interna dos pneus.
A implementação do pneu airless enfrenta desafios, incluindo a gestão de detritos que podem afetar a estabilidade e o desgaste. Embora ofereça vantagens como redução de acidentes e manutenção, questões como ruído, vibração e a gestão térmica em altas velocidades ainda requerem soluções.
Equipando veículos para testes práticos
Em janeiro de 2023, a Michelin iniciou uma parceria com a DHL em Singapura, equipando veículos para testes práticos. As forças armadas dos EUA e forças policiais europeias também mostraram interesse no pneu, indicando sua eficácia em condições extremas.
Embora a Michelin tenha planejado lançar o pneu airless em 2024, detalhes sobre a comercialização ainda são escassos. A empresa sugere que, por enquanto, o foco será em aplicações específicas onde a resistência a furos é primordial.
O pneu sem ar da Michelin representa um marco no design de pneus, mas sua trajetória ao mercado ainda é incerta. Com as expectativas altas e o progresso contínuo, o setor automobilístico aguarda ansiosamente a próxima evolução dessa tecnologia promissora.
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