Rodar com os pneus murchos pode aumentar o consumo de combustível em até 50%

Por Marcelo Monegato –  

Quando trocar o pneu e como fazer eles durarem mais?
Quando trocar o pneu e como fazer eles durarem mais?

Isso mesmo. Os pneus descalibrados aumentam o consumo de combustível, em média, de 10% a 20%. No entanto, em casos extremos, o cenário pode ser ainda pior. “Em situações que os quatro pneus estão murchos e o veículo transporta muito peso, o consumo de combustível pode ser até 50% maior”, explica Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus.

O consumo de gasolina, etanol ou diesel acaba sendo maior, pois o motor é obrigado a fazer mais força para colocar o carro em movimento, já que o atrito dos pneus murchos com o asfalto é maior. Ou seja, no anda e para dos congestionamentos das grandes cidades, este consumo extra de combustível tende ser ainda maior.

Outros problemas

Rodar com os pneus descalibrados não faz somente o carro beber mais. Outros componentes podem ser afetados, obrigando o proprietário antecipar a troca das peças. De acordo com Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina, os pneus murchos podem “ocasionar danos à suspensão em geral, rodas, rolamentos, entre outras peças, além da redução da vida útil do próprio pneu”.

Como trocar o pneu do carro?
Como trocar o pneu do carro?

Atenção aos sinais

Um carro com os pneus muito abaixo da calibragem correta (sugerida pela fabricante) transmite alguns sinais para o motorista. Segundo Astolfi, o veículo passa puxar o volante para a direita em linha reta e também nas frenagens, e em curvas mais fechadas, a carroceria também pode sofrer uma leve inclinação. Os motoristas mais sensíveis conseguem perceber também o carro um pouco mais ‘fofo’ a passar por valetas e lombadas, por exemplo.

O que fazer?

É preciso calibrar os pneus com frequência. Algumas marcas sugerem uma vez por semana e outras uma vez a cada 15 dias. O importante, no entanto, é calibrar os pneus com eles ainda frios. Por isso, o ideal é cumprir a missão logo pela manhã no posto mais próximo.

Algo interessante a se observar é as libras de cada um dos pneus no início da calibração. Em alguns casos, apenas um dos pneus perdeu mais pressão que os demais, o que pode indicar um problema maior, como roda amassada, bolha interna ou mesmo um furo. Neste caso, vale uma visita a um especialista para que o pequeno problema não se torne uma grande dor de cabeça.

Pneus calibrados de forma incorreta apresentam desgaste precoce — Foto: Shutterstock

Pneus calibrados de forma incorreta apresentam desgaste precoce — Foto: Shutterstock

Pneus calibrados acima do recomendado

Calibrar os pneus acima do recomendado pelas fabricantes também é um erro que vai custar caro. Apesar de o consumo de combustível ficar relativamente melhor, o componente acaba se desgastando de uma maneira irregular e acentuada na região central, reduzindo a área de contato com o solo e afetando diretamente a segurança do veículo. Também prejudica o conforto e as respostas do volante ficam mais rápidas, influenciando na dirigibilidade.

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