Recolhimento de pneus auxilia no combate ao descarte irregular e promoção à saúde

Aracaju – Serviços Urbanos – 11/10/2023 16h18

Nos dias de hoje, é de responsabilidade social e ambiental dos grandes centros urbanos a destinação dos resíduos sólidos produzidos no espaço das cidades. A presença de um material comum nessas regiões são os pneus inservíveis, um item que, quando descartado de forma incorreta, provoca sérios prejuízos para as pessoas. Nesse contexto, na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), efetua o recolhimento desse material e totaliza a destinação correta de 10 mil unidades por mês.

Conforme explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, o procedimento adotado pela Prefeitura para esse descarte segue as diretrizes da legislação ambiental da Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde os municípios devem trabalhar com a logística reversa, ou seja, ações que viabilizem a coleta e reinserção dos resíduos no setor industrial, a partir do reúso.

“Trabalhamos diariamente e com um roteiro pré-definido que abrange diferentes localidades. Assim, recolhemos pneus descartados irregularmente em vias públicas e canteiros, além da entrega voluntária nos seis ecopontos em funcionamento na cidade. Posteriormente, parte desse material é utilizado para compor os projetos de paisagismo da Emsurb, ou, quando não servem, são levados para um galpão e de lá são encaminhados para uma empresa em Feira de Santana, no estado da Bahia, onde são triturados e utilizados”, informou.

Bruno acrescenta ainda que a ação preventiva integra o programa Cata Treco e as caixas estacionárias disponibilizadas em todas as regiões da cidade. A iniciativa conta, inclusive, com a participação de alguns estabelecimentos comerciais cadastrados, a exemplo de oficinas e borracharias, como a de Nivaldo Rocha, no bairro Atalaia. Ele, que trabalha há mais de 20 anos com a venda e restauração de pneus, destacou a importância do trabalho efetuado pela empresa municipal em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“O caminhão da Emsurb passa frequentemente aqui na empresa. É um serviço que atende não só quem trabalha diretamente com pneus, mas também toda a comunidade que se beneficia com a coleta desse material que pode servir de local para a criação de mosquitos que causam doenças”, disse o empresário.

O âmbito da promoção à saúde foi ressaltado também pelo presidente, no que diz respeito aos mutirões específicos. Eles são coordenados pela SMS e, aos sábados, agentes se concentram em serviços de limpeza com atenção voltada para a retirada dos pneus onde vetores, como mosquitos e outros insetos, se proliferam quando há acúmulo de água.

“É um trabalho intersetorial e contínuo que auxilia no combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zyka, bem como na redução dos índices de infestação nos bairros, como demonstrou o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa)”, finalizou Moraes.

Cadastro
Os empresários que queiram incluir seus negócios na programação para o recolhimento de pneus, podem fazer o requerimento no setor de protocolo da Emsurb, localizado na portaria do Parque da Sementeira, no Jardins, ou mesmo na plataforma AjuInteligente. Atualmente, cerca de 50 estabelecimentos estão cadastrados e recebem a atividade de coleta regularmente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *