Projeto que transforma pneus em parques beneficia escola infantil

Dourados News – 14 junho 2023 – 07h20Por Da Redação
Parque de pneus feito com mão de obra de detentos da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande agora está servindo de estímulo ao aprendizado e para momentos de diversão de crianças que estudam no distrito de Anhanduí, a 60 quilômetros da capital. A iniciativa integra o projeto “Arte com Pneus”, desenvolvido pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação).
A Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) “Professor Alberto Guilherme Batitstoti”, única do distrito, atende a um total de 60 alunos de zero a quatro anos. “Foi uma alegria para as crianças e ajuda no desenvolvimento delas, no subir, no correr no pular e elas amaram. Para elas, é uma novidade enorme”, agradeceu a diretora da Emei, Cleia Rezende, durante a solenidade de entrega oficial, realizada na última quarta-feira, dia 07 de junho.

Josi Selma de Oliveira da Silva tem um filho atendido na Emei e fez questão de participar da solenidade de inauguração do parque. Ela parabenizou a ocupação da mão de obra prisional em benefício dos pequenos. “É mais uma oportunidade para esses detentos, pois estão sendo úteis, muito mais ainda porque estão contribuindo para a felicidade dos nossos filhos. E se estão fazendo isso, é porque têm pessoas que estão possibilitando”, elogiou, referindo-se aos profissionais da Agepen e da Semed envolvidos no projeto.

Representando a direção da Agepen, a chefe da Divisão do Trabalho Prisional, Elaine Cristina Alencar, reforçou a importância da educação e o trabalho da equipe de professores e assistentes que atuam nas emeis. A dirigente também reforçou que a agência penitenciária atua “com muito cuidado e carinho em prol de ações sociais que beneficiam a população”.

Fazendo a diferença

Com mais de 5,8 mil alunos já beneficiados, em 21 escolas infantis, o Arte com Pneus foi iniciado em 2017, com o objetivo oferecer mais opções de recreação e aprendizado aos alunos, já que as peças também são utilizadas para incrementar o conteúdo pedagógico das unidades, além de minimizar o impacto ambiental através do reaproveitamento da matéria prima, já tendo sido retirados do meio ambiente mais de 8,1 mil pneus em desuso desde seu início.

O projeto foi idealizado e é coordenado pelo policial penal Vinícius Saraiva de Oliveira e pelo técnico da Semed, Felipe Augusto da Costa. A escolha da unidade beneficiada é feita pela Secretaria Municipal de Educação, em atendimento a uma lista de espera cadastrada de instituições interessadas. A mão de obra e os pneus são fornecidos pela Agepen, já as escolas ficam responsáveis pelos insumos, como tintas e parafusos, necessários à confecção.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *