Operação combate comércio ilegal de pneus em Uberlândia e Araguari

Borracharias são investigadas por revenderem pneus usados em outros países como se fossem novos nas duas cidades.

A Receita Federal realiza na manhã desta quarta-feira (30) uma operação contra a venda ilegal de pneus em borracharias das cidades de Uberlândia e Araguari. A ação é feita em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil.

Os alvos da operação foram selecionados pelo trabalho de inteligência do órgão, que apontou evidências de que os produtos comercializados foram importados ilegalmente. O órgão não havia informado a quantidade de pneus apreendidos ou de pessoas detidas até a última atualização da reportagem.

Segundo a Receita Federal, o esquema tinha planejamento bem definido. Primeiro, carretas com placas do Paraguai entravam no Brasil com pneus novos, carregando cargas lícitas, normalmente grãos.

Após descarregarem as mercadorias, as carretas se dirigiam para borracharias da região, que faziam a troca dos pneus novos por pneus usados. Depois da troca, os veículos retornavam ao país de origem. Por fim, os pneus contrabandeados eram vendidos em estabelecimentos não autorizados na região.

“O comércio ilegal de pneus, além de prejudicar as empresas que atuam regularmente no setor, pode trazer risco para o consumidor, pois o produto não passa por controle de qualidade e não é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, afirmou a Receita Federal por meio da assessoria de imprensa.

Ao final do processo administrativo, os envolvidos, além de perderem as mercadorias, serão multados e também alvos de representação fiscal para fins penais. Assim, também poderão responder criminalmente pelos seus atos.

Na terça-feira (29), a Receita Federal e a Polícia Militar (PM) já haviam realizado uma operação de combate à venda ilegal de celulares e cigarros eletrônicos em Uberlândia. Na ação, foram abordados estabelecimentos no Centro e na região Oeste da cidade.

LEIA MAIS: Operação contra venda ilegal de celulares e cigarros eletrônicos é realizada em Uberlândia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *