Novembro registra queda de 1,2% nas vendas totais de pneus ante outubro

As vendas totais de pneus em novembro de 2022 registraram queda de 1,2% em relação a outubro. É o que aponta levantamento setorial mensal realizado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip). O recuo é explicado principalmente pela redução de 5,1% nas vendas de pneus para montadoras.

De acordo com a associação, a segunda maior retração ficou com os pneus de carga, que registraram quedas de 6,5% nas vendas para reposição e 2,9% nas vendas para montadoras, resultando no recuo total de 5,3%.

Na comparação entre novembro de 2022 e o mesmo mês dos dois anos anteriores, os pneus de carga aparecem novamente como destaque negativo, com quedas de 19,5% ante novembro de 2020 e 9,5% em relação a novembro de 2021.

Nas vendas totais no acumulado do ano, houve pequeno crescimento de 0,3% em novembro quando comparado ao mesmo período de 2021, resultado positivo obtido graças a alta de 2,6% nas vendas totais para passeio e 6,1% em comercial leve, que apresentam modesta recuperação, enquanto os pneus para motocicletas registraram recuo de 4,8% nas vendas de janeiro a novembro de 2022.

Embora o total anual siga com uma leve alta registrada, o setor pneumático não projeta uma perspectiva de melhora em dezembro. A entidade não acredita que as vendas totais de pneus encerrem o ano em crescimento.

“Essa queda nas vendas totais de novembro reflete a perspectiva negativa para o fechamento do ano no setor de pneumáticos. Um dos principais fatores da redução ainda é o impacto da alíquota zero para importação de pneus de carga, que desde janeiro de 2021 vem causando um desequilíbrio no mercado”, analisa Klaus Curt Müller, presidente executivo da Anip.

 

Fonte: https://www.revistacaminhoneiro.com.br/novembro-registra-queda-de-12-nas-vendas-totais-de-pneus-ante-outubro

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *