Maersk está faminta por mais empresas de logística dos EUA

A gigante dinamarquesa de contêineres está buscando incursões em um mercado business-to-doorstep que atrai mais gastos do remetente do que o transporte marítimo internacional

The Wall Street Journal – Por  Paul Berger – 15 de fevereiro de 2022 14h06 – FOTO: MARIO TAMA/GETTY IMAGES

A empresa dinamarquesa de navios porta-contêineres AP Moller-Maersk A/S está planejando mais aquisições nos EUA, pois busca uma parcela maior dos gastos com logística doméstica.

Narin Phol, diretor administrativo da Maersk para a América do Norte, disse que os transportadores gastam oito a nove vezes mais em logística doméstica, como transporte por caminhão, armazenamento e entrega, do que em frete marítimo internacional, o principal negócio da empresa. “Agora queremos ter acesso e unir os dois fluxos”, disse Phol.

Cheia de dinheiro de lucros recordes, a Maersk está expandindo seu alcance nas cadeias de suprimentos domésticas em uma competição global com outras transportadoras marítimas, incluindo a linha de transporte de contêineres francesa CMA CGM SA para alcançar mais o mercado business-to-consumer.

 

“Há uma corrida para construir redes de ponta a ponta”, disse Chris Wofford, sócio-gerente da Wofford Advisors, com sede em West Palm Beach, Flórida, consultores estratégicos em cadeias de suprimentos globais. “Eles tinham hotéis flutuantes para frete e agora, à medida que se estendem dos portos, estão criando uma gama de serviços mais rígida e de maior valor agregado.”

Nos últimos anos, a Maersk adquiriu empresas de logística e cadeia de suprimentos na Europa e na Ásia, mas sua estratégia está mais avançada nos Estados Unidos.

Na semana passada, a gigante do transporte anunciou sua aquisição por US$ 1,68 bilhão da Pilot Freight Services LLC, com sede em Glen Mills, na Pensilvânia, que dará à Maersk uma base no negócio de entrega e instalação de itens volumosos, como lavadoras e secadoras, nas casas das pessoas .

Autoridades da Maersk dizem que a aquisição complementa sua compra no ano passado da empresa de e-commerce Visible Supply Chain Management LLC, especializada em embalagens menores, e a aquisição em 2020 da Performance Team LLC, com sede na Califórnia, El Segundo, especialista em armazenamento e distribuição.

As compras expandiram a rede de armazenamento e distribuição da Maersk nos EUA de cerca de 20 instalações no início de 2020 para mais de 150 na conclusão da aquisição da Pilot, prevista para meados deste ano. Autoridades da Maersk dizem que planejam comprar ou construir pelo menos mais 12 armazéns nos EUA este ano.

Ao controlar todos os elos da cadeia de suprimentos, desde quando um item sai de uma fábrica na Ásia até a entrega em domicílio, a Maersk poderá oferecer serviços mais rápidos e confiáveis ​​aos remetentes, disse Phol. A aquisição do Pilot completa as capacidades da Maersk da fábrica ao consumidor, e futuras aquisições nos EUA “impulsionarão ainda mais a escala e fortalecerão nossa oferta de produtos aos clientes”, disse ele.

No ano passado, a Maersk registrou lucro subjacente antes de juros, impostos, depreciação e amortização de US$ 24 bilhões. A empresa projeta outros US$ 24 bilhões em lucros este ano, com fluxo de caixa livre de mais de US$ 15 bilhões.

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