Loja de pneus é fechada pelo Procon em Blumenau após reclamações de clientes

Órgão de proteção e defesa do consumidor suspendeu temporariamente as atividades do estabelecimento nesta quarta-feira (3)

Procon de Blumenau fechou nesta quarta-feira (3), uma loja de pneus após inúmeras reclamações de clientes. Era por volta das 8h30 quando os fiscais do órgão de proteção e defesa do consumidor e a Polícia Militar chegaram no estabelecimento localizado na rua Itajaí, no bairro Vorstadt.

Loja de pneus foi fechada pelo Procon em BlumenauLoja de pneus é fechada pelo Procon em Blumenau após reclamações de clientes – Foto: Moisés Stuker/NDTV

De acordo com o diretor do Procon de Blumenau, Alexandre Caminha, em uma troca de pneu, por exemplo, a loja informava um orçamento com um valor abaixo do praticado no mercado. Entretanto, quando o consumidor voltava até o estabelecimento, se deparava com uma conta, em alguns casos, de até 20 mil reais com serviços supostamente desnecessários.

Isso por que, conforme o Procon, a loja embutia serviços como trocas de peças e consertos de mecânica e não avisava os clientes previamente, ou até mesmo quando os consumidores não queriam a contratação extra. Ainda segundo o órgão de defesa do consumidor, 78 processos foram abertos contra a empresa pelos consumidores.

“Eles alegam que o consumidor está sendo alertado, eles recebem essas informações, mas o que a gente tem aqui dos relatos dos consumidores é que infelizmente não recebem nota fiscal, eles não recebem o orçamento prévio, o orçamento prévio vem com um valor e depois vem outro valor completamente diferente (…) O que a gente quer é que este tipo de pratica abusiva não aconteça mais em Blumenau”, enfatizou.

O Procon suspendeu pelo prazo de 10 dias as atividades do estabelecimento. O descumprimento por parte da loja de pneus acarreta em multa no valor de R$ 10 mil por dia e, posteriormente, encaminhamento ao MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) para apuração de vendas realizadas no período da suspensão.

O diretor da loja, Murilo Carvalho, explicou que ficou surpreso com as notificações não respondidas e não recebidas “por um problema ou uma falha no envio do nosso endereço eletrônico de recebimento dessas notificações. É claro que, no momento em que recebemos essas notificações, através da ação do Procon, nós nos prontificamos a responder e atender 100% dessas reclamações, tendo como compromisso a honestidade, a confiança e a qualidade que nós, da Rede Pneu Z, prezamos há mais de 20 anos”.

Ele ainda destacou que são mais de 60 mil clientes atendidos na cidade de Blumenau e que o objetivo da loja nunca foi lesar ou fraudar o consumidor. “Pedimos desculpas aqueles que infelizmente não foram atendidos em suas solicitações, pedimos desculpas a toda a população blumenauense e das demais regiões que são atendidas pela Pneu Z por esse ocorrido e que fiquem tranquilos que nós iremos atender todas as notificações e solicitações do Procon e de vocês, nossos clientes”, disse.

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