Guedes reforça intenção de zerar IPI

Estadão –  Por Eduardo Laguna e Lorenna Rodrigues –

Depois da publicação na quarta-feira do decreto com a reoneração de produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, uma tentativa de desatar o nó criado pela perda de competitividade da zona aduaneira após o corte de 35% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o ministro reforçou a intenção de zerar o tributo. “É um bom começo, ali na frente tem mais 35%”, disse o ministro, acrescentando que a medida abre espaço para redução também das tarifas comuns do Mercosul à frente.

O titular da Economia criticou mais uma vez os erros de prognósticos de analistas sobre a saída do País da crise aberta pela pandemia. Novamente, ele projetou uma redução da taxa de desemprego para perto de 8% até o fim do ano. “Vamos chegar a quase 8%, a taxa mais baixa desde o inicio do século”, assinalou. “O Brasil continua surpreendendo os pessimistas”, acrescentou Guedes.

Ao responder aos ataques, em meio à campanha presidencial, à queda dos investimentos públicos, o ministro observou que vários países tiveram taxas de crescimento grande antes mesmo de investirem.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *