Feira de Santana registra mais de 155 mil carcaças de pneus recolhidas no ano

Além de manter a cidade limpa, a ação visa combater a proliferação do aedes

Tribuna da Bahia, Salvador  – 01/04/2024 10:13 – 23 horas e 45 minutos – Foto: Abner Kaique

Neste ano, mais de 155 mil carcaças de pneus velhos já foram retiradas das ruas de Feira de Santana. O recolhimento dos objetos inservíveis e o tratamento dos que ainda são utilizados é feito pela parceria entre as secretarias municipais de Serviços Públicos (Sesp) e Saúde (SMS).

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, João Marcelo Gomes, destaca que além de manter a cidade limpa, o trabalho é importante para combater o mosquito aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“No ano passado, retiramos mais de 516 mil carcaças de pneus das ruas. Com essa coleta, o objeto que poderia causar danos ganha um novo destino, a exemplo da transformação em matéria-prima para asfalto. Os materiais são recolhidos, por três equipes do setor, nas borracharias e nos pontos de descarte irregular, a exemplo de terrenos abandonados pelo dono”, explicou.

A coordenadora do Centro Municipal de Endemias, Síntia Sacramento, pontua que o tratamento dos pneus é feito em pontos estratégicos, lugares onde o agente precisa efetuar um serviço constante para impedir a proliferação do aedes.

“Os pontos estratégicos costumam ser borracharias, cemitérios, estabelecimentos que vendem ferro velho ou acumulam materiais a céu aberto.Temos uma equipe formada por 20 profissionais que atuam exclusivamente nesses espaços. O procedimento é feito no intervalo de 15 dias”, frisou.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *