Asia Shipping aposta no nearshore como tendência em 2023

Com investimento em novas tecnologias, multinacional brasileira quer se posicionar como um dos maiores integradores digitais da América Latina

Muito utilizado na área de tecnologia, o nearshore, que consiste na terceirização de serviços em países estrangeiros com características comuns ao país da empresa contratante, tais como proximidade geográfica, fuso horário e cultura, tem ganhado relevância nas discussões de comércio exterior. O debate se intensificou com os desafios enfrentados pela cadeia logística durante a pandemia, quando faltaram insumos, contêineres e espaços nos navios, culminando com o aumento dos fretes, que agora retomam patamares anteriores à crise sanitária.

De acordo com Rafael Dantas, diretor de Vendas da Asia Shipping, a pandemia fez com que vários players repensassem a logística internacional e, por isso, o modelo nearshore é uma grande tendência para este ano. “A dependência exclusiva da China como o principal fornecedor provocou questionamentos e reacendeu a pauta de nearshore como forma de evitar a quebra da cadeia logística e garantir preços mais competitivos. Acredito que será uma grande oportunidade para a Índia, México e Sudeste Asiático. O Brasil também pode vir a ser um candidato a hub regional, desde que promova mudanças em infraestrutura, tributação e redução da burocracia”, afirma.

Neste contexto, a tecnologia assume um papel essencial para transformar dados em informações valiosas, que possam tanto suportar as operações nearshore quanto trazer mais fluidez e eficiência ao comércio exterior como um todo. “Não adianta ter um volume gigantesco de dados se você não souber extrair inteligência deles. Quando bem analisadas e compreendidas com apoio das soluções de Analytics e Inteligência Artificial, as informações geram insights que poderão ser convertidos em vantagem competitiva”, ressalta Dantas.

Atualmente, o maior problema na cadeia de suprimentos, segundo o executivo, é a falta de visibilidade total das informações. Por exemplo, se a carga vem da China para a América do Sul e, por alguma razão, ocorre um transbordo, que é uma parada técnica do armador, essa carga geralmente acaba mudando de navio. O problema é que muitas vezes esse novo navio não estava previsto na plataforma do armador, e isso pode causar uma série de problemas de planejamento.

Para dar mais visibilidade às informações em todas as fases do processo logístico, a Ásia Shipping está desenvolvendo uma nova solução, que será anunciada ao mercado como o objetivo de promover a integração digital e multimodal, capaz de permitir ações preditivas e preventivas. A empresa vem trabalhando com diversas interfaces de programação de aplicativos (APIs) para facilitar a integração entre os sistemas e oferecer um rastreamento multiplataforma.

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