Vendas de pneus caem 7% no acumulado até agosto

Autodata – 26.09.2023

São Paulo – Foram comercializados este ano, até agosto, 36 milhões de pneus, volume 7,1% inferior ao volume acumulado nos oito primeiros meses de 2022, que somou 38,8 milhões de unidades, segundo dados da Anip divulgados na terça-feira, 26.

Isto aconteceu apesar da reação na comercialização em 11,4% no mês passado com relação a julho, somando 4,4 milhões de unidades. Em comparação a agosto de 2022, no entanto, houve queda de 13,6%.

O segmento com maior queda nas vendas em 2023 foi o de pneus de carga, com retração de 16,2%, totalizando 1 milhão de unidades. De acordo com informações do Comex Stat elaborado pela Anip, as importações de pneus seguem crescendo vertiginosamente, principalmente pelo preço, que para alguns modelos chega a ser 27% menor, e a despeito da volta do imposto de importação para unidades utilizadas para transporte de mercadorias.

Este ano foram adquiridos de outros países 30,2 milhões de pneus, 59,8% a mais do que no acumulado de 2022. De acordo com a Anip foram importadas mais de 563 mil unidades de pneus de carga somente no mês passado, o que representou o maior volume em toda série histórica iniciada em 2000. Já os 2,9 milhões de pneus de passeio importados em agosto ficam atrás apenas do volume registrado em dezembro de 2022.

O resultado do cenário é que fabricantes de pneus como a Bridgestone já começam a negociar layoff. Sua unidade de Santo André, SP, terá a medida adotada por um ano, durante o qual 1,6 mil trabalhadores terão seus contratos de trabalho suspensos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *