Venda de pneus de carga cai 10,4% no Brasil em julho
A queda na venda de pneus de carga está ligada à baixa demanda por caminhões novos e à forte concorrência dos importados, segundo as fabricantes do setor
Porém, no caso da venda de pneus para as montadoras, houve alta em julho ante junho. De acordo com a Anip, os números passaram de 117 mil para 123 mil, com alta de 5,6%. Porém, na comparação com julho de 2022, o setor registra retração de 32,1%.
Por outro lado, a demanda no mercado de reposição ficou abaixo em julho. Foram 360 mil vendas no mês passado, com queda, portanto de 14,1% sobre as 423 mil vendas feitas em junho. Seja como for, no acumulado dos sete meses de 2023 os números são 6,1% piores do que os do mesmo período de 2022.
Importação de pneus prejudica fabricantes
Conforme representantes do setor, a economia instável e as altas taxas de juros prejudicaram as vendas. Da mesma forma, a queda da cotação do dólar virou vilã. Assim, também contribuiria para a retração. Ou seja, com isso os preços dos importados ficam mais atrativos.
Seja como for, a Anip sustenta que a queda também pode estar ligada à concorrência dos importados. A a associação informa que “os resultados ruins são reflexo do longo período de isenção de impostos para pneus importados. Assim como de altos estoques.”
Nacional roda até 300 mil km
Porém, o consumidor prioriza o menor preço. Ao Estradão, o caminhoneiro Anderson Zampelini revela que os pneus estrangeiros são mais vantajosos. “Prefiro o importado. Pago R$ 1 mil, contra R$ 1.600 do nacional.” Conforme ele, a durabilidade é equivalente. “Se continuar assim, vou comprar mais”, diz.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!