Venda de pneus de caminhões recua 4,5% em 2022

De acordo com as fabricantes brasileiras, a queda na venda de pneus de caminhões feitos no País está relacionada com a isenção do imposto de importação

Estadão – Aline Feltrin  – 01 de set, 2022 · 4 minutos de leitura.

A venda de pneus novos para caminhões recuou 4,5% no primeiro semestre de 2022. Segundo dados da Associação Nacional das Fabricantes de PNEUS (ANIP), a queda foi puxada pela retração de 6,6% nas entregas para o mercado de reposição. De acordo com o presidente da associação, Klaus Kurt Muller, isso é resultado da medida que isentou o imposto de importação de pneus de veículos de carga. Conforme o executivo, um dos efeitos dessa política tarifária é o risco de demissões nas fábricas brasileiras.

Na análise do mês de julho, também houve queda na venda de pneus de caminhões. Conforme a ANIP, o recuo foi de, em média, 1%. Apesar disso, houve aumento de 4% nas entregas feitas para as montadoras. Da mesma forma, na comparação do mês passado com julho de 2021, a retração foi de 10%. O recuo dos negócios no mercado de reposição, de 16,9%, é apontado como a principal razão dessa queda.

Até maio, a perspectiva da ANIP era de crescimento no volume de negócios. De acordo com a associação, a estimativa apontava para 2,3 milhões de unidades entregues às montadoras. Além disso, no caso do setor de reposição, e expectativa era de que a venda de pneus chegasse a 6,6 milhões de unidades.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *