Transportadoras usuárias do Porto do Rio de Janeiro têm poucos dias para se cadastrar no sistema informatizado de acesso

Portos e Navios – Da Redação PORTOS E LOGÍSTICA 12 Mai 2021

As cooperativas de transportes rodoviários de cargas (CTC), empresas de transportes rodoviários de cargas (ETC) e transportadores autônomos de cargas (TAC) que desejarem entregar ou retirar cargas do Porto do Rio de Janeiro têm até 31 de maio para o cadastro online no Sistema de Gerenciamento de Acesso Docas (SGAD) pelo site http://sgad.portosrio.gov.br. As empresas precisam criar seus perfis e enviar os documentos necessários até o próximo dia 18, uma vez que a Guarda Portuária tem até 10 dias úteis para efetivar as autorizações.

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), autoridade portuária responsável pela administração do porto, alerta que o prazo não será mais prorrogado. Lembra ainda que a medida vale para as empresas usuárias dos terminais arrendados da ICTSI Rio, Multi-Rio Operações Portuárias S/A, Multi-Car Rio Terminal de Veículos S/A, Triunfo Logística Ltda. e Terminal de Trigo do Rio de Janeiro – Logística S/A.

Com o cadastramento digital das empresas usuárias, os novos acessos passaram a ser controlados de forma informatizada, agilizando o processo de permissão, que levava até sete dias para ser emitida, a contar do requerimento presencial, e passou a ser realizada em apenas sete horas. O superintendente substituto da Guarda Portuária, Péricles Mosso, disse que, entre março e abril deste ano, a Guarda fez cerca de 30 mil autorizações no SGAD.

No intuito de instruir os usuários no preenchimento dos dados e no envio das documentações obrigatórias no SGAD, foi disponibilizado um manual neste link: http://www.portosrio.gov.br/downloads/files/manual_de_instrucao_sgad.pdf. A Guarda Portuária também possui um número de WhatsApp exclusivo para atendimento sobre o SGAD – (21) 99836-7210.

TMSA

O SGAD tem por objetivo gerar maior eficiência para o porto e todos os envolvidos na cadeia logística de comércio exterior, pois o sistema promove ganhos significativos como mais agilidade, segurança e redução de custos. A CDRJ definiu as regras e necessidades e validou o SGAD, desenvolvido e doado pelas empresas arrendatárias dos terminais MultiRio, ICTSI Rio e Triunfo Logística, por meio do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro (Sindoperj). O processo também teve a participação ativa da Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, de Transportes e da Logística (Logística Brasil) e de representantes do setor de transportes de cargas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *