Prefeitura de SP faz mapeamento sobre iniciativas da economia circular e reciclagem na cidade

O objetivo é impulsionar a atividade de trabalhadores e empreendedores do setor

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, está realizando o Mapeamento de Iniciativas de Economia Circular e Reciclagem na Cidade, que tem como objetivo conhecer os atores do setor e aprofundar o diálogo para ampliação e fortalecimento de políticas públicas no município. A proposta é mapear cooperativas, catadores, negócios e outras iniciativas do ecossistema de economia circular e reciclagem, entender o quantitativo, os tipos e perfis existentes tanto no mercado formal como na informalidade. O formulário pode ser preenchido pelo link.

“A Prefeitura de São Paulo está cada vez mais preocupada com a temática da economia verde, que engloba diversas atividades econômicas que contribuem com o desenvolvimento sustentável da cidade. Este mapeamento nos ajudará a conhecer melhor os atores do setor, além de servir como base para elaboração de novas ações e políticas públicas, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e igualitário na Capital”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Este mapeamento visa coletar informações que ajudem a compreender a situação atual, identificar desafios e oportunidades para o apoio aos atores desse ecossistema, fomentando cooperativas e negócios do setor na cidade de São Paulo como estratégia de geração de trabalho e renda e promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental na capital paulistana.

Esta é uma das ações de implementação do Programa SP Coopera, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que visa fomentar o cooperativismo como estratégia de desenvolvimento econômico e social no município. A pesquisa está sendo feita em parceria com a secretaria municipal do Verde e Meio Ambiente, as secretarias executivas de Mudanças Climáticas e de Limpeza Urbana, a SP Regula – Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula e o Movimento Recicla Sampa.

Sobre o SP Coopera
O SP Coopera – Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo tem como objetivo promover a cultura cooperativista, incentivando a forma cooperativa de organização social, econômica e cultural. Atua para fins de geração de renda focando no desenvolvimento de cooperativas, cooperados e empreendimentos coletivos, por meio de qualificação, orientação técnica, incubação de empreendimentos e assistência educativa e socioemocional.

O SP Coopera desenvolve instrumentos de intercâmbio para facilitar a troca de informações entre as cooperativas, estimulando a inclusão de pessoas capacitadas ou em situação de vulnerabilidade em novas frentes nas organizações já consolidadas, além de estimular a autogestão, incentivando práticas que desenvolvam sua capacidade de evolução e autonomia. Prestando apoio técnico, orientação jurídica e financeira, por meio de parcerias, às cooperativas e empreendimentos coletivos, a fim de potencializar seu desempenho e sustentabilidade econômica, contribuindo com o desenvolvimento das atividades cooperativistas no âmbito da cidade de São Paulo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *