Pneus e rodas não podem ser deixados de lado na hora da compra de um usado
Na hora de comprar um carro usado, há muitos detalhes que passam despercebidos, mas que podem comprometer a segurança do comprador
Está comprando um carro usado? Você sabe avaliar, só no visual, possíveis problemas que esse carro pode ter e te pegar de surpresa a curto médio prazo? Olha, na roda já começa. Porque a roda de liga leve pode ter sido recuperada. Ela foi soldada. Você tem que examinar com muito cuidado ou levar para um especialista dar uma olhada nisso porque a roda de liga leve que trincou, quebrou, foi soldada é um perigo ambulante.
Na roda tem os pneus. O pneu pode ter bolhas porque o outro dono passou num buracão, o pneu não arrebentou, mas tem uma bolha externa ou interna. Pode arrebentar com você. Você já viu uma bolha, um pneu estourando em velocidades mais elevadas? O desgaste do pneu dianteiro mostra se o carro está desalinhado ou se tem um empeno na carroceria que não adianta alinhar, que não vai resolver nada.
O pneu pode ser remoldado, uma operação que não se recomenda. Apesar de homologado pelo Inmetro, uma escorregada do Inmetro. Mais uma! Ela permitiu se remontar pneus sem constar a origem desse pneu. Para que tipo de carro ele foi produzido. Ainda pior que o remoldado tem o pneu frisado! O que é isso? A banda de rodagem foi gastando, gastando, gastando e se desgastou até chegar quase na lona.
Ficou só um restinho de borracha. Aí vem a criatividade do brasileiro. O borracheiro pega uma maquininha, um aparelhinho que esquenta, tipo esses de solda e passa na borracha e refaz o friso, aprofundando o friso do pneu que estava careca, que tal essa, hein? Às vezes até encosta nos fiozinhos de aço da estrutura interna do pneu. Isso é um verdadeiro absurdo, mas há quem faça. E tem trouxa que compra o carro sem examinar o pneu para ver se ele não foi refrisado. Cuidado com isso!
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