Os transportadores planejam novas estratégias e medidas paliativas para aliviar o sofrimento do frete

As pequenas e médias empresas estão revisando seus manuais da cadeia de suprimentos em uma tentativa de aliviar os custos crescentes e uma redução da capacidade de transporte

Caminhões fizeram fila no terminal de embarque do porto de Oakland, Califórnia, no mês passado. As empresas se apressaram no ano passado para repor os estoques esgotados pela pandemia.

FOTO: NOAH BERGER / ASSOCIATED PRESS

As empresas abaladas por altos custos de logística e gargalos de frete estão estendendo as soluções alternativas que adotaram durante a pandemia e assumindo novas estratégias para aliviar a dor da cadeia de abastecimento no novo ano.

Alguns estão estendendo o uso de medidas paliativas, como o armazenamento de mercadorias em reboques de caminhões ociosos, enquanto outros estão fazendo esforços mais profundos para extrair capacidade adicional de redes de distribuição sobrecarregadas ou para cortar custos ao adquirir produtos e matérias-primas mais perto de casa.

Os varejistas, fabricantes e distribuidores, incluindo empresas menores que lutam para acompanhar os concorrentes bem capitalizados, estão respondendo a um aperto no espaço de transporte, uma vez que as empresas se apressaram no ano passado para repor os estoques esgotados pela pandemia. A demanda está ultrapassando a disponibilidade de capacidade de transporte marítimo a redes de transporte e entrega de pacotes, aumentando os custos da cadeia de suprimentos e pesando nas margens.

O principal elo da cadeia de suprimentos enfrenta a tempestade perfeita nesta temporada de compras de fim de ano

O principal elo da cadeia de suprimentos enfrenta a tempestade perfeita nesta temporada de compras de fim de ano
Os armazéns no Império Interior da Califórnia são uma etapa crucial na cadeia de suprimentos dos Estados Unidos. As baixas taxas de vacância de depósitos na área, combinadas com atrasos no porto, estão criando uma tempestade perfeita de desafios nesta temporada de férias. Foto: Sam Rosenthal

Com o desaparecimento da pressa sazonal, as táticas que as empresas adotaram durante 2021 continuam pressionando, porque as taxas de envio devem subir ainda mais em 2022, à medida que os robustos gastos do consumidor dos EUA empurram a forte demanda de frete e a crise da cadeia de abastecimento.

“Eles estão procurando todas as maneiras possíveis de reduzir seus próprios custos para que possam fazer a equação funcionar para eles do ponto de vista da lucratividade”, disse Lisa Ellram, professora de gestão da cadeia de suprimentos da Miami University Farmer School of Business em Oxford , Ohio.

Grandes operadoras com grandes recursos, como Home Depot Inc. e Walmart Inc. , tomaram medidas caras, como fretar navios, mas empresas de médio e pequeno porte têm menos recursos para recorrer.

HomeLife Media LLC, uma empresa sediada em Anaheim, Califórnia, que possui iHeartCats.com e outros sites de comércio eletrônico que vendem produtos relacionados a animais de estimação, importa a maior parte de seus produtos da China, mas começou a comprar joias, suplementos para cães e outros itens de fornecedores norte-americanos depois que as despesas com frete marítimo da empresa se multiplicaram e os crescentes custos com frete aéreo reduziram os lucros da empresa.

Um navio porta-contêineres deixando o porto de Seattle, Washington, em outubro. Grandes varejistas e operadores de logística com grandes recursos tomaram medidas caras, como o fretamento de navios, para contornar gargalos.

FOTO: DAVID RYDER / BLOOMBERG NEWS

Ivan Rodriguez, vice-presidente de tecnologia da informação da HomeLife, disse que a empresa planeja adquirir mais produtos de fornecedores domésticos dos Estados Unidos. Ela também começou a trabalhar com uma empresa metalúrgica sediada no México que faz arte de parede com tema de animais de estimação e envia alguns pedidos diretamente para os clientes da HomeLife. “Eles fazem entregas diárias por caminhão para o Texas e têm uma instalação na qual fazem suas entregas”, disse Rodriguez.

A empresa de logística e atendimento com sede em Cleveland, Shipping Pilot LLC, evitou parte do aumento no aluguel de armazéns no ano passado porque assinou um contrato de arrendamento de três anos em maio, disse Greg Airel, o presidente da empresa. Mas essa vantagem acabou, à medida que o aumento na demanda por e-commerce levou mais produtos por meio de sua única instalação.

O Shipping Pilot está superando seu espaço de 20.000 pés quadrados e agora está comprando semirreboques para armazenar mercadorias excedentes em docas de caminhões não utilizadas. Alguns dos equipamentos que Airel está procurando não estão em boas condições para serem usados ​​no transporte, então ele está considerando cobrir os reboques com lonas porque as peças para reparos são escassas.

Ele disse que espera que a empresa precise de 10.000 pés quadrados de espaço de armazenamento adicional no próximo ano, e os reboques vão ajudá-lo a “pagar aqueles preços absurdos” por um novo espaço de armazenamento. Ainda assim, o Sr. Airel disse que “um dia terá que comer esse custo, quando eu ficar sem reboques de trator para comprar ou encontrar”.

A Bells of Steel USA Inc., comerciante de equipamentos de fitness doméstico direto ao consumidor, está aumentando os preços para seus clientes depois que o custo de envio de um contêiner de 40 pés da Ásia quase quadruplicou do início de 2020 até o verão deste ano, de acordo com Bryan Chu, diretor financeiro do proprietário canadense da empresa.

“Basicamente, tentamos dividir as coisas entre nós e o consumidor”, disse ele. “Aceitamos algumas margens menores, mas também aumentamos nosso preço”, vendendo alguns equipamentos por 10% a 12,5% a mais. Alguns itens permaneceram fora de estoque por longos períodos, incluindo máquinas de agachamento com correia presas em um navio porta-contêineres ocioso no porto de Los Angeles entre o início de novembro e meados de dezembro.

“Os aumentos de preços estão definitivamente na mesa, eles simplesmente têm que ser,” Julia Tunstall, co-fundadora do A Bar Above, um Carlsbad, Califórnia, vendedor de ferramentas de bartending, escreveu por e-mail. A empresa, cujo nome legal é Hillside Ventures LLC, pagou recentemente cerca de US $ 29.854 pelo envio de um único contêiner marítimo, incluindo uma cobrança adicional por atrasos no manuseio da caixa. Isso comparado com o custo médio do contêiner pré-pandêmico de cerca de US $ 4.804.

A empresa tradicionalmente avalia os preços que cobra anualmente, “mas acho que precisamos fazer isso mais parecido com trimestralmente hoje em dia”, escreveu ela.

O atacadista de roupas e acessórios SanMar Corp. diz que está enfrentando aumentos nas taxas de 2022 em todos os modos de transporte e, portanto, está focado em “nos tornar um transportador muito atraente” para garantir que possa transportar seus produtos conforme necessário, disse John Janson, diretor sênior global logística na empresa Issaquah, com sede em Wash., que envia mais de 100.000 pacotes por dia.

Para a SanMar, isso significa fazer com que os caminhoneiros entrem e saiam rapidamente das instalações da empresa, e não amarrem os equipamentos das transportadoras. A empresa pré-carrega reboques para a United Parcel Service Inc. para minimizar o tempo de espera, disse ele, e pretende colocar os motoristas de volta na estrada em 30 minutos ou menos.

“O preço é importante, mas a capacidade é ainda mais importante”, disse o Sr. Janson.

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