Os gastos de varejo dos EUA caíram 1,3% em maio

Interrupções na cadeia de suprimentos e reabertura de negócios estão provocando uma mudança nos gastos do consumidor

As vendas no varejo caíram 1,3% em maio, à medida que os consumidores diminuíram as compras de bens e direcionaram mais seus gastos para serviços.

Os consumidores cortaram gastos com automóveis, móveis, eletrônicos, materiais de construção e outros itens no mês passado enquanto aumentavam os gastos em restaurantes, informou o Departamento de Comércio na terça-feira, à medida que mais pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 e as restrições aos negócios foram ainda mais flexibilizadas.

Os consumidores estão se aventurando à medida que a pandemia enfraquece, gastando mais em empresas de serviços que foram fechadas ou operam com restrições durante a pandemia. Os economistas esperam que os gastos do consumidor continuem impulsionando a recuperação econômica este ano.

Os gastos, em parte impulsionados pelo estímulo do governo, ajudaram a impulsionar a economia americana em geral, que cresceu a uma taxa anual de 6,4% no primeiro trimestre. Economistas projetam que até o final deste ano o produto interno bruto alcançará o caminho que foi projetado para seguir caso a pandemia nunca tivesse acontecido – e então o excederá, pelo menos temporariamente.

Os veículos, no entanto, são escassos, já que a escassez global de chips de computador deixou os revendedores de automóveis com escassez de estoque. Como resultado, as vendas de automóveis provavelmente caíram no mês passado. “Se você não tem produtos, não tem nada para vender e isso significa receitas mais baixas”, disse Beth Ann Bovino, economista-chefe da S&P Global Ratings para os Estados Unidos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *