Operação mira venda ilegal de pneus reformados e fecha empresas no ES

A Gazeta – Atualizado – há 17 horas

Polícia Civil promoveu operação contra comércio clandestino de pneus. (Carlos Alberto Silva)

Uma operação com objetivo de combater o comércio clandestino de pneus reformulados terminou com a apreensão de 536 pneus, 13 maquinários e borrachas para reforma deles em duas empresas, em Cariacica e na Serra, na manhã da última quarta-feira (6). Os estabelecimentos empresariais envolvidos foram parcialmente interditados, mas não tiveram os nomes divulgados.

A corporação informou somente que a recauchutadora da Serra é de grande porte e realizava muitos atendimentos. Os espaços não foram totalmente fechados, pois também trabalham com reparos de defeitos em pneus, como furos, que não precisam de autorização.

Conforme divulgado pela Polícia Civil, a reforma dos pneus sem controle de qualidade coloca em risco os usuários e terceiros. Há risco de a capa do pneu soltar e danificar os veículos, causando acidentes. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), da Polícia Civil, com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES).

“Eles fazem o que é economicamente viável, por exemplo, a borracha precisa ser nova, mas eles fabricavam pneus com borrachas usadas. Ainda usaram de informações falsas para enganar consumir. Encontramos selos de verificação de qualidade falsos. Quando vemos pneus voando e acidentes porque estourou, são provavelmente comprados nesses locais clandestinos. É muito perigoso”, explicou o titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, delegado Eduardo Passamani.

Os proprietários das empresas são investigados por crime contra relação de consumo, com penas de dois a cinco anos. A Decon e Ipem planejam outras fases da operação para retirar de circulação e coibir a venda de pneus produzidos sem autorização. Além disso, junto da Polícia Rodoviária Federal, será feita uma ação para identificar e alertar motoristas que passem pelas vias federais sobre o uso desses pneus.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *