Obras com asfalto ecológico dão nova vida a pneus usados

Prefeitura de São José dos Campos – 07/02/2022 10:48
38 mil unidades foram usadas na pavimentação da Linha Verde – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Colaboraram – Ana Abranches (Urbam), Beatriz Rosa (Mobilidade Urbana), João Paulo Sardinha (Gestão Habitacional e Obras) e Rosi Masiero (Manutenção da Cidade)

Mistura de massa asfáltica com pó de borracha reciclada, o asfalto ecológico vem sendo empregado nas obras públicas de São José dos Campos desde 2018. A Via Cambuí – ligação entre as regiões leste, sudeste e centro – foi a primeira a receber o produto, que utilizou cerca de 22 mil pneus velhos.

No ano passado, a Prefeitura reciclou aproximadamente 45.500 pneus em várias obras – 38 mil deles somente na Linha Verde, corredor do transporte de passageiros que valoriza a sustentabilidade e vai revolucionar a mobilidade urbana na cidade. Esse volume, após ser triturado e misturado ao ligante asfáltico, permitiu a produção de aproximadamente 55 toneladas de asfalto.

Em quatro anos, diversos projetos viários usaram o asfalto emborrachado na pavimentação. Entre eles, estão o prolongamento da rua Saigiro Nakamura até a avenida Juscelino Kubitschek (leste) e a terceira faixa da avenida Lineu de Moura (centro). O material também está presente nos viadutos da ponte estaiada (ligação centro-oeste), por onde passam aproximadamente 150 mil veículos diariamente. Outras obras de edificação também adotaram o novo modelo de asfaltamento. Recentemente, a Urbam o incorporou na construção do piso das áreas de estacionamento e acessos da Arena Municipal de Esportes (oeste).

Os pneus usados ainda são reaproveitados na contenção de aterro dos novos ecopevs da cidade e no sistema de saneamento rural implantado em São Francisco Xavier (norte). Em cada um dos 200 tevaps (tanque de evapotranspiração) serão utilizados em torno 40 unidades.


Aplicação de asfalto na obra da Linha Verde | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Consciência ambiental

Além de proporcionar desenvolvimento urbano com ganho ambiental, o novo tipo de asfalto traz mais vantagens. A principal é a qualidade da pista, já que o pó de borracha contém as características dos pneus e garante mais estabilidade e aderência, maior durabilidade que o pavimento convencional, o que reduz os custos com manutenção dessas vias. A exigência da tecnologia faz parte dos editais de licitação de obras públicas do município.

Essa ação adotada pela Prefeitura está em conformidade com o padrão internacional das boas práticas ambientais, sociais e de governança, conhecido no meio corporativo pela sigla ESG (Environmental, Social and Governance). É o princípio que preconiza resultados positivos para a sociedade por meio de operações socialmente responsáveis, sustentáveis e corretamente gerenciadas.

Em São José, mais de mil pneus inservíveis são recolhidos mensalmente nos 15 pontos de entrega voluntária de resíduos (ecopev). Eles são destinados aos locais adequados e podem voltar ao ciclo produtivo como asfalto ecológico ou matéria-prima para pisos ecológicos.

Os munícipes têm ainda tem a opção de entregar os pneus diretamente na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos, no Torrão de Ouro (sul). Lá existe um transbordo de resíduos críticos legalizado com a Cetesb. A Urbam encaminha-os para a Reciclanip, a empresa oficial responsável pela logística reversa, que representa a indústria de pneumáticos e importadores regularizados no país.

Tapete emborrachado na Estrada do Imperador | Foto: Adenir Britto/PMSJC

De olho na obra

A partir de agora, qualquer cidadão pode acompanhar o andamento das obras públicas de São José dos Campos na tela do celular ou do computador. Com apenas alguns cliques, é possível conferir fotos do canteiro de obras, informações contratuais, prazos e percentuais de execução.

No caso das obras concluídas, também é possível acessar o arquivo com relatório final.

Tudo isso de maneira fácil e intuitiva. Basta acessar o sistema GeoSanja, ferramenta da Prefeitura que disponibiliza grande parte dos dados existentes no banco de dados geográficos do município.

O projeto “De olho na obra” integra o Plano de Gestão 2021-2024.

Inicialmente, estão disponíveis para visualização as obras da Secretaria de Gestão Habitacional e Obras. Em breve, o sistema também vai permitir visualizar serviços realizados pelas demais secretarias.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *