O argumento a favor e contra o investimento em mercados emergentes agora

O crescimento econômico deve ser relativamente forte. Mas essas ações também trazem riscos.

A Turquia é um dos países emergentes que enfrenta altos níveis de endividamento. Exibido: Istambul, Turquia, em fevereiro.

The Wall Street Journal – Dan Weil – 4 de julho de 2021, 17:24 ET

As ações dos mercados emergentes ultrapassaram as dos mercados desenvolvidos nos últimos 12 meses, tornando-as uma opção de investimento tentadora. Portanto, agora é um bom momento para se arriscar ou os investidores devem ficar longe?

Do lado positivo, o crescimento econômico nos mercados emergentes deve superar o crescimento nos mercados desenvolvidos nos próximos anos. E as ações de mercados emergentes podem ser úteis para os investidores americanos para diversificar um portfólio, uma vez que não se movem em sincronia com as ações dos Estados Unidos.

Mas as ações dos mercados emergentes vêm com maior volatilidade do que as ações dos mercados desenvolvidos e uma série de riscos, incluindo risco político, risco cambial, risco de liquidez – e risco econômico, apesar das projeções otimistas. E os investidores podem obter exposição aos mercados emergentes com mais segurança com uma carteira de ações dos EUA que inclui empresas que fazem negócios nesses mercados.

“Investir em mercados emergentes é uma proposta de alto risco e alta recompensa”, diz Eswar Prasad, professor de política comercial da Universidade Cornell. “Muitos mercados emergentes tiveram um bom desempenho em termos de crescimento e seus mercados financeiros tiveram períodos de sucesso, mas tende a não durar muito.”

Com isso em mente, aqui está uma análise mais detalhada dos casos a favor e contra o investimento em mercados emergentes agora.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *