Ministério Público apura destino de quase 3.500 pneus para aviões da Embraer

Empresa diz que houve imprecisão de informações na importação

O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito civil para apurar a destinação de milhares de pneus usados em aviões da Embraer.

Segundo o órgão, trata-se de um passivo ambiental de 3.483 pneus de aeronaves importados pela Embraer em 2016, mas a destinação pelos critérios de logística reversa ainda não foi esclarecida.

O órgão questiona como a empresa lida com a logística reversa e qual a destinação dos pneus depois de ficarem sem utilidade, se utiliza o aterro sanitário de São José dos Campos para a destinação dos resíduos.

Procurada pelo Painel S.A., a Embraer afirma que o caso não se refere a descarte indevido de pneus.

“Houve imprecisão na prestação de informações no processo de importação de pneus novos para serem utilizados na produção de aeronaves, cuja maioria é destinada ao mercado externo. A situação foi regularizada e solucionada no Ibama assim que a empresa teve ciência da autuação”, diz em nota a Embraer, que recebeu notificação do Ministério Público no dia 23 de setembro e afirma também que irá prestar os esclarecimentos solicitados dentro do prazo de 30 dias, “inclusive a não utilização de aterro sanitário para descarte de pneus”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *