Feira de Exportação e Importação é símbolo do novo padrão de desenvolvimento chinês

Preparativos para a sexta edição da CIIE estão a todo vapor; evento ocorrerá em novembro em Xangai, centro financeiro da potência asiática

Forum – POR Escrito em Global –

Daqui a um mês, entre os dias 5 e 10 de novembro, o Centro Nacional de Exposições e Convenções em Xangai, centro financeiro da China, sediará a 6ª China International Import Expo (CIIE). Esta edição marca o primeiro retorno completo às exposições presenciais para o evento desde a Covid-19.

Como a primeira exposição nacional de nível nacional dedicada a importações, a CIIE serve como um testemunho da postura cada vez mais acolhedora da China à promoção de uma abertura de alto nível. O local do evento, popularmente conhecido como “trevo de quatro folhas”, é m símbolo de prosperidade e boa sorte para a economia global.

Em novembro de 2018, a primeira CIIE inaugurava um novo capítulo inovador da história do comércio global. Durante a cerimônia de abertura, a China fez um compromisso solene com o mundo, afirmando que o evento não apenas continuaria anualmente, mas também melhoraria em qualidade e eficácia.

Apesar dos desafios e incertezas, nos últimos cinco anos, a CIIE cresceu constantemente, com a abertura da China beneficiando o mundo.

O vice-diretor do Escritório da CIIE, Sun Chenghai, comenta o impacto do evento ao longo das cinco edições.

Preparativos a todo vapor

Com a 6ª CIIE se aproximando, as preparações estão a todo vapor. De acordo com o escritório, mais de 60 países anunciaram oficialmente sua participação na exposição de países deste ano. Notavelmente, importantes organizações internacionais, incluindo a Organização Mundial do Comércio, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e o Centro de Comércio Internacional, também confirmaram sua presença.

De especialidades exóticas originárias da nação insular do Pacífico de Vanuatu a pneus ecologicamente corretos da Michelin, feitos com até 63 por cento de materiais sustentáveis, produtos de várias partes do mundo estão convergindo para Xangai por terra, mar e ar.

O trem de carga China-Europa se tornou uma escolha popular de transporte entre as aproximadamente três mil empresas que participam da CIIE. O operador, Shanghai Oriental Silk Road Multimodal Transport, anunciou que, este ano, a edição da CIIE do serviço de trem de carga China-Europa será aumentada para três trens, transportando continuamente os produtos da exposição da CIIE através do continente euro-asiático até Xangai.

À medida que os produtos da CIIE fazem o caminho para a China, os participantes de todo o mundo estão ocupados se preparando para o retorno à CIIE, desde a apresentação de materiais de visto até a reserva de hotéis e a preparação para lançamentos de produtos.

Roy van den Hurk, CEO da Milk New Zealand Dairy Limited, não é exceção. Ele é um grande fã da CIIE e estará participando pela quinta vez para apresentar os produtos de sua empresa.

Neste ano, van den Hurk traz um novo produto destinado à CIIE. O leite fresco da Nova Zelândia com validade de 72 horas de sua empresa foi uma estrela na primeira CIIE, nascida sob políticas que promovem a facilitação do comércio. Neste ano, sua versão atualizada será lançada na 6ª CIIE.

Sentimos o doce sabor na CIIE, e certamente não podemos perder uma oportunidade tão grande.

O empresário acredita que a jornada de “72 horas da pastagem da Nova Zelândia até a mesa do consumidor chinês” do novo produto também se tornará realidade em breve, servindo como prova tangível da “velocidade da China”.

Participantes globais

Ano após ano, a crescente CIIE reflete a confiança que os players globais de diferentes setores têm no mercado chinês e em suas perspectivas de desenvolvimento. O local em forma de trevo de quatro folhas da CIIE une empresas globais, acelera o desenvolvimento de empresas estrangeiras na China e transforma muitos “visitantes de primeira viagem” da CIIE em “frequentadores”.

A CIIE tem uma imensa importância. Em 2018, uma substancial delegação brasileira marcou presença na exposição, mas a edição de 2023 promete ser ainda mais substancial e impactante, afirmou Augusto Pestana, Cônsul-Geral do Brasil em Xangai.

Aproveitando a oportunidade, novos participantes estão ansiosos para tentar a sorte. De acordo com os dados fornecidos pelo escritório, quase 20 empresas Fortune Global 500 e empresas líderes do setor, além de mais de 500 pequenas e médias empresas, também se inscreveram pela primeira vez.

Logo após a conclusão da 5ª CIIE, a empresa de tecnologia dos EUA Analog Devices (ADI) estava determinada a se juntar aos “primeiros da fila” na 6ª CIIE. A empresa garantiu um estande de 300 metros quadrados no pavilhão de indústria inteligente e tecnologia da informação, marcando sua estreia na exposição.

A ADI não só irá apresentar uma variedade de produtos e soluções pela primeira vez na China, mas também se concentrará em tecnologias de ponta, como a inteligência de borda, informou o vice-presidente de vendas da ADI China, Zhao Chuanyu.

O robusto desenvolvimento da economia digital, a promoção da atualização industrial e a transição para uma economia ecologicamente correta na China nos proporcionam oportunidades significativas.

Entre as três mil empresas globais participantes este ano, aproximadamente 200 empresas estão se inscrevendo pela sexta vez consecutiva, e cerca de 400 empresas estão retornando à exposição após um intervalo de mais de dois anos.

Para a frequente visitante da CIIE, a Henkel, mudar para o pavilhão de indústria inteligente e tecnologia da informação da exposição é empolgante. Rajat Agarwal, presidente da Henkel Greater China, acredita que é uma grande oportunidade para se integrar ainda mais à cadeia industrial da China e ajudar no desenvolvimento de alta qualidade da indústria de manufatura da China, acrescentando que a China é um mercado enorme com grande potencial de crescimento, repleto de várias oportunidades empolgantes.

A exposição demonstra que a China está aberta para negócios com o resto do mundo. É uma ótima oportunidade para multinacionais como a Henkel mostrar nossas tecnologias. É um lugar que está atraindo visitantes de todo o país, bem como muitos visitantes de todo o mundo, nos proporcionando a chance de interagir com nossos clientes existentes e estabelecer conexões com potenciais parceiros futuros.

Alguns dos “fãs leais” da CIIE já se inscreveram para a próxima edição da exposição. O Bureau da CIIE revelou que o recrutamento para a 7ª CIIE começou já em junho deste ano. Até meados de setembro, a área de exposição contratada já ultrapassou 40 mil metros quadrados.

Entre os pioneiros está a L’Oréal. Segundo Fabrice Megarbane, presidente da Zona Norte da Ásia da L’Oréal e CEO da L’Oréal China, o país possui uma posição de grande importância para a L’Oréal, representando o segundo maior mercado e uma fonte robusta de crescimento futuro para a L’Oréal.

O envolvimento da L’Oréal no avançado ecossistema digital da China tem sido uma experiência valiosa. Isso não apenas posicionou o grupo para o sucesso na China, mas também facilitou a transferência de insights e expertise substanciais para além das fronteiras da China, disse Megarbane.

Com informações da Xinhua

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