Entenda os motivos de desgaste irregular dos pneus

Direção responsável, inspeções periódicas e manutenção preventiva ajudam a preservar a vida útil dos pneus e evitar danos ao conjunto de suspensão do veículo

Para evitar problemas com os pneus, Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da DRiV, divisão de negócios do grupo automotivo Tenneco, detentora das marcas Monroe e Monroe Axios, dá algumas dicas de cuidados para a preservar suas condições de uso:

Hábitos ao volante

A maneira como dirigimos pode influenciar o desgaste dos pneus. Atitudes como partir acelerando abruptamente, fazer curvas em alta velocidade e frear bruscamente são, além de perigosas, danosas para os pneus, que sofrem desgaste prematuro nessas condições. Outras situações como passar por cima de um meio-fio podem danificar a sua estrutura interna, causando danos ou protuberâncias em suas paredes laterais.

Vale destacar que é necessário tomar cuidado ao passar sobre detritos e obstáculos como buracos, valetas, vidros quebrados ou pedras. Tudo isso pode causar abrasão, o que leva a danos na superfície do pneu. “Um pneu em más condições vai afetar diretamente o sistema de suspensão e amortecimento. Dirigir com cuidado e atenção pode ajudar a aumentar sua vida útil”, complementa Caretta.

Veículo desalinhado

As rodas são fixadas de forma independente ao carro por um sistema de suspensão complexo com vários elos interligados e muitos pontos de regulagem. Cada ajuste deve ser definido de acordo com as especificações do fabricante para garantir que os pneus estejam devidamente alinhados em linha reta durante a condução do veículo. Quando há o desalinhamento das rodas, existe   o risco de desgaste irregular dos pneus, o que compromete o conjunto da suspensão e direção. “É sempre necessário avaliar a condição dos pneus periodicamente e procurar por sinais de desgaste irregular ou prematuro”, ressalta Caretta. Nesse caso, o executivo recomenda uma inspeção visual, para verificar a condição dos sulcos na superfície e na lateral da banda de rodagem. Havendo qualquer suspeita de irregularidade, ele recomenda levar o carro à uma oficina para avaliar as condições de alinhamento e suspensão.

Calibração adequada

Pneus com pressão insuficiente ou excessiva podem sofrer desgaste irregular em sua superfície. “Pneus com pressão excessiva sofrem maior desgaste no centro da banda de rodagem. Já com pressão insuficiente apresentam desgaste mais perceptível nas laterais. Os dois casos são bastante prejudiciais. Comprometem as condições de rodagem e frenagem do veículo, além de prejudicar o funcionamento dos demais componentes da suspensão”, explica Juliano Caretta. Para evitar que isso aconteça, é recomendável manter os pneus sempre calibrados, conforme as indicações do fabricante, verificando a pressão dos pneus semanalmente.

Amortecedores gastos ou em más condições

Os amortecedores ajudam a garantir o contato entre o pneu e o asfalto, o que é muito importante para um desempenho direcional eficiente. Quando eles estão desgastados ou em mau funcionamento, a suspensão é diretamente afetada, prejudicando a aderência dos pneus com a superfície de rodagem. Nesse caso, o pneu ficará pulando contra o asfalto, prejudicando a dirigibilidade e conforto ao dirigir, danificando sua estrutura, como descreve Juliano Caretta: “Esses saltos podem causar deformações em formato de escamas, percebidas quando o profissional passa a palma da mão pela superfície de rodagem dos pneus. Rodas desalinhadas ou componentes de suspensão desgastados também podem provocar falhas na área de contato dos pneus e, em casos raros, danos distribuídos uniformemente por toda sua extensão”.

Rodas danificadas

Bater com a roda em um buraco não é apenas irritante; pode entortar um aro de aço ou alumínio ou causar rachaduras em uma parte da roda. Qualquer um dos casos poderá causar vibração no pneu enquanto ele gira, resultando em desgaste irregular da banda de rodagem. A inspeção das rodas durante a revisão do veículo pode indicar problemas que afetem o desgaste dos pneus.

Componentes de suspensão desgastados ou danificados

Os componentes da suspensão, como juntas, terminais de direção, bieletas, buchas e bandejas  são projetados para manter a roda e o pneu firmemente em contato com o solo. Se alguma dessas peças estiver desgastada, isso poderá resultar em desgaste irregular dos pneus. Como a roda e o pneu não estão mais presos com segurança, o desgaste normalmente resulta em padrões em um desgaste irregular. Consequentemente, ocorrerá um efeito dominó, que afetará outros componentes, estendendo os danos no veículo.

Para finalizar, o Juliano Caretta ressalta que tanto o cuidado com os pneus, como os componentes da suspensão são importantes para a preservação das condições de dirigibilidade, conforto e segurança e que para isso, bastam alguns hábitos simples: “Checagem  semanal da pressão dos pneus, inspeção visual nas bandas de rodagem, condução com responsabilidade e seguir as orientações de manutenção dos fabricantes evitará a ocorrência de problemas mais sérios e preservará a segurança, o conforto e o bolso dos motoristas”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *