DP World energiza Porto de Santos, Brasil

A DP World está intensificando a adoção de energia renovável no Porto de Santos. Esta iniciativa faz parte da estratégia global da companhia para alcançar a neutralidade de carbono até 2040.

A fase inicial tem como foco a substituição do óleo diesel por energia elétrica nos guindastes de movimentação de contêineres (RTGs) do terminal de Santos. Um total de 22 unidades movidas a diesel serão eletrificadas, até o final do próximo ano, com um investimento de mais de R$ 80 milhões.

A primeira máquina RTG da frota já opera com 100% de energia elétrica e, até o final de 2023, outras quatro máquinas devem ser convertidas.

Ao implementar um sistema de cabeamento aéreo semelhante aos ônibus elétricos, o processo de eletrificação diminui significativamente o consumo de diesel do terminal em até 60%.

A DP World já está investindo US$ 35 milhões este ano para ampliar e modernizar suas instalações. A empresa tem mais 130 mil metros quadrados disponíveis para expansão na área portuária e vem trabalhando na diversificação de suas cargas e no desenvolvimento de soluções logísticas que atendam toda a cadeia de comércio internacional.

A expansão do terminal de Santos deve aumentar a capacidade anual de movimentação de contêineres de 1,2 milhão de TEUs para 1,4 milhão de TEUs e expandir o tamanho do cais de 1.100 metros para 1.300 metros. Esta é a terceira rodada de investimentos da DP World desde que iniciou suas operações em julho de 2013.

A DP World Santos tornou-se o primeiro terminal portuário do Brasil a não mais enviar resíduos para aterros após a implantação do projeto Aterro Zero no ano passado. Em vez disso, todos os resíduos gerados no terminal são reciclados ou convertidos em energia sustentável para atividades industriais. Desde o início do projeto, mais de 479,40 toneladas de resíduos sólidos foram desviadas dos aterros.

A DP World Santos também investiu mais de R$ 12 milhões de reais (US$ 2,4 milhões) em mais de 30 projetos focados na fauna e flora da região. conservação de mais de 50 hectares de manguezais e dunas costeiras no entorno.

O projeto de eletrificação da RTG faz parte de uma estratégia global de sustentabilidade chamada “Our World, Our Future”, que orienta a DP World a adotar fontes de energia renováveis para todos os seus equipamentos portuários nos 75 países onde atua.

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