Dicas valiosas para aumentar a vida útil do pneu

Os pneus de carga costumam ser um dos itens de maior peso na planilha de custos de transportadoras e caminhoneiros. Entender sobre a preservação dos pneus garante a condutores e frotistas mais segurança e economia. Confira a seguir dicas que ajudam a aumentar a vida útil do pneu do caminhão.

Sete dicas para aumentar a vida útil do pneu do caminhão

Nos caminhões, os pneus representam um alto investimento, dada a grande quantidade de produtos que equipam um veículo de carga – de 6 a 26 pneus – e também pela alta rotatividade. 

Além disto, trata-se de um dos itens mais importantes da segurança dos caminhões,  visto que os pneus são responsáveis por transferir toda a potência de tração e frenagem do veículo para o solo.

O especialista Marcos Aoki, diretor Comercial da Bridgestone, explica que atitudes rotineiras podem aumentar a vida útil dos pneus, garantindo o melhor desempenho do veículo. Confira as dicas:

  • Alinhamento – O correto alinhamento de todos os eixos e rodas com verificações periódicas deve ser feito ao menos a cada 10 mil km rodados. O desalinhamento das rodas ou eixos afeta a dirigibilidade e provoca o arraste contínuo dos pneus, fazendo com que o desgaste seja anormal e acelerado, reduzindo a vida útil dos pneus em até 25%.
  • Balanceamento  Um conjunto desbalanceado produz oscilações e vibrações que resultam em esforços e fadiga de componentes mecânicos – como amortecedores, rolamentos e terminais de direção.
  • Isso gera piora da dirigibilidade, desconforto aos ocupantes da cabine, além do aumento do custo de manutenção, pois submete os pneus a um desgaste irregular localizado devido à diferença de massa.
  • Calibragem – Este é um dos “grandes ladrões” de vida útil e performance dos pneus. Em razão da grande quantidade de pneus e da dificuldade de acessar a válvula de ar deles, alguns caminhoneiros costumam deixar de realizar a verificação da calibragem com a periodicidade necessária – ao menos uma vez por semana ou após 10 mil km rodados. O resultado é a perda de até 25% na quilometragem do pneu.
  • Desenhos de banda de rodagem – Existem diferentes tipos de desenho para cada tipo de aplicação e posição de rodagem, e a escolha incorreta pode reduzir a quilometragem em até 40%. Cada posição de rodagem tem uma função específica.
  • Os pneus dianteiros, por exemplo, têm a função de conduzir o veículo, favorecendo as curvas e manobras; os pneus de tração transmitem a força e potência do motor, resultando na melhor produtividade do veículo; os pneus de eixos livres, do truck e da carreta, têm o compromisso de minimizar o arraste durante as manobras.
  • Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso na terra também provoca perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo. Portanto, é fundamental utilizar o pneu indicado para cada tipo de aplicação.
  • Excesso de carga – É outro fator que compromete muito a estrutura e o desempenho dos pneus,  além da suspensão e dos freios. Além disso, provoca aumento do consumo de combustível. Muitos caminhoneiros pensam que transportar excesso de carga pode otimizar o tempo das entregas e gerar economia. Porém, a prática geralmente ocasiona danos ao veículo. O excesso de peso acarreta maior aquecimento dos pneus e a fadiga prematura das carcaças, diminuindo seu rendimento.
  • Emparelhamento dos pneus – Procure manter a montagem no eixo dos pares perfeitos, ou seja, pneu da mesma marca, modelo, desenho, calibragem, ciclo de vida (novo com novo, reformado com reformado) etc.
  • Isto evitará que pneus diferentes trabalhem juntos, “sobrecarregando” um pneu e “lixando” o parceiro. Um controle inadequado do emparelhamento pode acarretar na redução de até 25% da quilometragem do pneu.
  • Rodízio de pneus – Esse revezamento, que consiste na inversão de posição entre os pneus, evita o desgaste irregular, fazendo com que isso aconteça de maneira mais uniforme, prolongando a vida útil dos pneus. 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *