Consórcio de municípios terá apoio do BRDE para ampliar reciclagem de resíduos

Operação inédita contempla 12 cidades da região da Zona da Produção

Rio Grande do Sul – Publicação:

A partir de uma parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública (Conigepu) investirá em um novo modelo mecanizado para tratamento e reciclagem de resíduos sólidos. O projeto contempla 12 municípios localizados na região da Zona da Produção. O objetivo é elevar o percentual de material reciclado sobre as 35 toneladas de lixo urbano recolhidas diariamente no aterro localizado em Trindade do Sul.

Esta é a primeira operação de crédito do BRDE com consórcios municipais. O financiamento é de R$ 3,5 milhões e foi assinado nesta quinta-feira (7/3), no estande do BRDE na Expodireto Cotrijal, em Não-me-Toque. O evento contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, que salientou os pontos positivos do projeto. “É uma importante iniciativa que está em sintonia com as ações do governo do Estado pelo meio ambiente. Trabalhamos para avançar cada vez mais em projetos sustentáveis e o tratamento dos resíduos sólidos amplia a capacidade de geração de biogás, por exemplo, que pode ajudar a alimentar a energia das nossas cidades”, destacou o vice-governador.

Além dos aspectos ambientais, o novo modelo representará maior receita com a venda de material reciclado para as indústrias locais e ampliará a vida útil do aterro. O vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, ressaltou que a parceria com o consórcio reafirma a missão do banco. “O projeto está alinhado com os nossos compromissos com a sustentabilidade, além de inaugurar um novo formato de apoio às necessidades dos nossos municípios”, disse Ranolfo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, participou da celebração do contrato. O presidente do consórcio e prefeito de Três Palmeiras, Claumir César de Oliveira, afirmou que o financiamento possibilitará iniciar um modelo mecanizado no tratamento do resíduo sólido recolhido, incluindo a implantação do sistema de trituração e peneiramento. Demais prefeitos da região igualmente prestigiaram o evento.

Atualmente, apenas 10% do lixo recolhido é reciclado. Com os novos investimentos, a expectativa é ampliar em três anos a vida útil da terceira célula de aterro em operação desde junho do ano passado. O consórcio contempla ainda os municípios de Alpestre, Constantina, Engenho Velho, Entre Rios do Sul, Gramados dos Loureiros, Nonoai, Novo Xingu, Rio dos Índios, Ronda Alta e Sarandi.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *