Confiança econômica da zona do euro cai com força por alta nas expectativas de inflação

Folha de São Paulo – 2h3429.set

Confiança econômica da zona do euro cai com força por alta nas expectativas de inflação

A confiança econômica da zona do euro caiu com força e mais do que o esperado em setembro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (29), com piora do sentimento entre as empresas e os consumidores.

O índice mensal de sentimento econômico da Comissão Europeia caiu para 93,7 pontos em setembro de 97,3 em agosto em dado revisado para baixo, e contra 95,0 em pesquisa da Reuters.

A confiança caiu em todos os setores econômicos, incluindo indústria, serviços, comércio varejista e entre os consumidores, mostraram os dados da Comissão, em meio a um aumento das expectativas de inflação em todos os setores.

A queda no sentimento foi mais pronunciada entre a indústria e consumidores, com os gerentes industriais reduzindo suas expectativas para a produção e exportação futuras.

A confiança das famílias caiu para -28,8 pontos de -25,0, já que os consumidores esperam um agravamento da situação financeira nos próximos meses e previram cortes em seus planos de compras.

As expectativas de inflação aumentaram em todos os setores pesquisados após a queda nos meses anteriores, apesar da promessa do Banco Central Europeu de combater a espiral de preços com aumentos múltiplos das taxas de juros.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *