Carros mais caros da BMW no Brasil se dividem entre gasolina e eletricidade; veja teste

X6M Competition é um dos últimos modelos com motor V8 biturbo, mas iX50 não emite fumaça

Os carros mais caros da BMW no Brasil só estão próximos na tabela de preços. Há um oceano de gasolina separando o esportivo X6M Competition (R$ 1,07 milhão) do elétrico iX50 (R$ 861 mil). Ambos passaram pelo teste Folha-Mauá.

O iX chegou primeiro. Seu propósito é ser uma vitrine tecnológica, o que nem sempre agrada. Tudo é estranho no primeiro contato, a começar pelo console central, com alguns poucos botões de cristal instalados sobre uma lâmina de madeira.

Ao se acostumar com o ambiente, as coisas melhoram. É até fácil se entender com o carro, embora a ausência de comandos físicos dificulte operações simples como aumentar a velocidade do ar-condicionado. E ainda há a possibilidade de acionar a central multimídia por gestos. Não tem muita utilidade, mas diverte.

Superadas as peculiaridades tecnológicas, chega a hora de colocar o carro em movimento. O torque imediato dos elétricos ainda impressiona, principalmente em um SUV com 523 cv de potência divididos em dois motores. A aceleração, porém, não é o principal destaque do carro. Seu foco está no luxo.

BMW IX50

Preço: R$ 861 mil
Motores: elétricos, instalados na dianteira e na traseira
Potência: 272 cv no motor dianteiro, 340 cv no traseiro (523 cv combinados)
Torque combinado: 78 kgfm a partir de zero rpm
Transmissão: câmbio automático, marcha única; tração integral
Pneus: 275/40 R22
Peso: 2.585 kg
Porta-malas: 500 litros
Comprimento: 4,95 m
Largura: 1,98 m
Altura: 1,70 m
Entre-eixos: 3,0 m
Aceleração (0 a 100 km/h): 4,8s
Retomada (80 km/h a 120 km/h): 2,8s
Frenagem (80 km/h a 0): 33,8 m
Consumo urbano: 18,9 kW/100 km
Consumo rodoviário: 21,3 kW/100 km

Carros elétricos como o iX50 vão revolucionar o segmento habitado pelos automóveis mais sofisticados do planeta. Ao remover o motor a combustão, ruídos e vibrações são eliminados sem a necessidade de quilos e mais quilos de isolamento acústico.

O pacote de baterias permite ir longe no trânsito urbano. Segundo os dados aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, é possível rodar 580 km na cidade com uma carga completa.

O jipão de 2.585 quilos se move sem emitir sons nem para dentro, nem para fora. Para quebrar o silêncio, há 30 alto-falantes –alguns são instalados dentro dos bancos, o que faz a experiência ao volante parecer um cinema com poltronas que vibram.

O teto de vidro fica translúcido ao toque de um botão, reduzindo a entrada de luminosidade na cabine.

Os bancos dianteiros são macios e não tem muito apoio lateral, como convém a um SUV com vocação para ser limusine. Também não se deve esperar um comportamento muito aguerrido nas curvas. Embora seja rápido, o iX50 gosta mesmo é de estradas retas. Quer mais esportividade por metro quadrado? A opção é o X6M Competition.

É o velho mundo, porém modernizado. O motor V8 biturbo é barulhento e oferece 625 cv de potência. O banco de espuma rígida abraça o motorista e tem regulagens elétricas até das abas.

Tudo beira os limites do exagero, a começar pela aceleração do zero aos 100 km/h em quatro segundos. Com tanta força disponível, o consumo não é dos melhores. A média na estrada, a 90 km/h e com o ar-condicionado desligado, ficou em 11,2 km/l.

BMW X6M COMPETITION

Preço: R$ 1,07 milhão
Motor: dianteiro, longitudinal, a gasolina, 4.4 V8 turbo
Potência: 625 cv a 6.000 rpm
Torque: 76,5 kgfm a 1.800 rpm
Transmissão: câmbio automático, oito marchas; tração integral
Pneus: 295/35 R21 na dianteira, 315/30 R22 na traseira
Peso: 2.320 kg
Porta-malas: 580 litros
Comprimento: 4,94 m
Largura: 2,02 m
Altura: 1,69 m
Entre-eixos: 2,97 m
Aceleração (0 a 100 km/h): 4,0s
Retomada (80 km/h a 120 km/h): 2,6s
Frenagem: (80 km/h a 0): 34,7 m
Consumo urbano: 5,8 km/l
Consumo rodoviário: 11,2 km/l

Seu comportamento na pista surpreende pela estabilidade. Não se espera que um carro tão grande faça curvas tão bem. Esse é o resultado de muita eletrônica e de suspensões desenvolvidas sem economias, como mostra o preço final acima de R$ 1 milhão.

Não há motivos racionais que justifiquem a compra. O X6M é puramente emocional, e um dos últimos de sua geração. Carros desse porte e com motores apenas a gasolina começam a desaparecer do mercado europeu. E até esse jipão superesportivo se rendeu à eletrificação.

Interior do SUV BMW X6M Competition
Interior do SUV BMW X6M Competition tem forrações em duas cores e telas digitais – Divulgação

A linha 2024 recebeu um sistema híbrido leve para reduzir as emissões, e a potência foi mantida. Essa opção deve chegar ao Brasil no fim deste ano.

Com legislações antipoluição cada vez mais restritivas, o futuro dos carros premium pertence a modelos como o iX50. O ronco do V8 vai deixar saudades, mas as montadoras trabalham para manter a emoção ao volante.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *