Bolsa ensaia recuperação após fortes perdas no início da semana; dólar oscila

Dúvida sobre queda de juros nos EUA derrubou mercados

SÃO PAULO

A Bolsa brasileira abriu em leve alta nesta quinta-feira (18), em dia de ajustes após ter registrado quedas significativas nos últimos pregões. Já o dólar opera próximo da estabilidade.

“Os mercados ensaiam respiro nesta quinta-feira após os tombos dos últimos dias. Expectativas de corte de juros nos EUA vêm sendo reduzidas, e atualmente mercado já não precifica como provável um início dos cortes de juros já em março”, diz a equipe da Guide Investimentos.

Desde o início do ano, as Bolsas globais vêm registrando queda por conta da frustração das expectativas do mercado sobre uma possível antecipação dos cortes de juros nos Estados Unidos, após dados mais fortes que o esperado de emprego e inflação no país.

Nesta quinta, o dia é de recuperação, mas o Ibovespa caminha para fechar mais uma semana de perdas. Já o dólar deve registrar valorização semanal.

Às 10h30, o Ibovespa subia 0,21%, aos 128.794 pontos, enquanto o dólar oscilava 0,06% para baixo, praticamente estável cotado a R$ 4,915.

Notas de dólar – Dado Ruvic – 17.jul.2022/Reuters

“Esta semana os agentes passaram a acreditar um pouco menos na possibilidade de cortes de juros nos Estados Unidos na decisão de março, e um pouco mais na possibilidade de estabilidade, embora seja válido ressaltar que a previsão de corte ainda é majoritária”, disse Leonel Mattos, analista de inteligência de mercados da StoneX, citando reação negativa dos mercados a falas mais duras de autoridades do Federal Reserve e do Banco Central Europeu (BCE) nos últimos dias.

Entre esses comentários, os que mais impactaram os negócios foram os do diretor do Fed Christopher Waller, que defendeu que o banco central norte-americano não deve se apressar em cortar sua taxa básica de juros até que esteja claro que a baixa da inflação será sustentada.

O índice do dólar contra uma cesta de pares fortes atingiu seu maior patamar em cinco semanas em meio à redução do otimismo sobre o afrouxamento da política monetária, deixando várias moedas globais sob pressão.

No entanto, “há indícios de que esse processo de ajuste de expectativas está perdendo forças, os ajustes de posições já ocorreram, e vamos ver na sessão de hoje se ainda há fôlego para esse ajuste de posições ou se nós vamos ter uma sessão de movimentações contidas”, acrescentou Mattos

Depois de movimentos acentuados do dólar, é normal que haja ajuste pontual no sentido oposto ou estabilidade da moeda.

Na quarta (17), a Bolsa brasileira fechou em queda de 0,59%, aos 128.523 pontos, com investidores ajustando posições em meio a redução do otimismo sobre cortes de juros nos Estados Unidos. O dólar, por sua vez, fechou em leve alta de 0,10%, cotado a R$ 4,929.

Com Reuters

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *