Asfalto-borracha feito com pneus velhos é colocado em trecho da SP-310 em São Carlos

Por g1 São Carlos e Araraquara –  

Mais de 70 mil pneus de borracha que seriam descartados na natureza foram utilizados para a produção de asfalto que será colocado na Rodovia Washington Luís (SP-310), entre São Carlos e Cordeirópolis (SP).

As obras ocorrem nesta segunda-feira (17) do km 225 ao km 212 na pista sentido capital. Motoristas que passam pela região devem evitar o horário de pico, das 6h às 8h e das 16h às 18h.

A tecnologia sustentável, além de auxiliar na preservação da natureza, promete uma pavimentação mais resistente para os veículos.

Com a massa diferenciada, o tempo de secagem da pavimentação é mais rápido e concede mais aderência para os veículos dirigirem. Além disso, reduz o risco de aquaplanagem, rachaduras e buracos na estrada.

Pneus descartados

Segundo a concessionária Eixo SP, cada quilômetro de rodovia pavimentado com asfalto-borracha retira do meio ambiente o equivalente a 1 mil pneus descartados.

“Essas características resultam em um pavimento mais resistente, capaz de suportar melhor veículos pesados e de resistir por mais tempo ao desgaste causado pelo tráfego intenso. Isso contribui para reduzir a necessidade de manutenção e de reparos frequentes”, explicou o superintendente de Obras da Eixo SP, José Geraldo de Andrade Júnior.

A programação da concessionária também inclui a utilização do asfalto-borracha na revitalização do trecho da Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225) entre Itirapina e Bauru, em uma extensão de 144 quilômetros.

 

Redução de ruído

 

Estudos indicam que outro benefício da utilização do asfalto-borracha é a redução do ruído causado pelos veículos em movimento.

A borracha proporciona uma superfície mais flexível, que ajuda a absorver parte do ruído produzido pelos pneus no asfalto. Isso contribui para a melhoria do conforto acústico nas áreas próximas às rodovias, reduzindo a poluição sonora.

A previsão é de que os trabalhos de revitalização do pavimento na SP-310 e na SP-225 sigam por aproximadamente 10 meses.

Serão realizados reparos profundos com reforço na base de sustentação do asfalto para oferecer maior resistência às faixas de rolamento das duas rodovias. O investimento nas melhorias deverá girar em torno de R$ 248 milhões.

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