UE e China aceitam novas discussões para buscar opções para tarifas sobre veículos elétricos
A União Europeia e a China concordaram em realizar novas discussões técnicas em breve para encontrar possíveis alternativas às tarifas sobre veículos elétricos fabricados em território chinês, embora ainda existam lacunas significativas, disse a Comissão Europeia nesta sexta-feira (25).
A UE deve impor tarifas adicionais de até 35,3% na próxima semana sobre os veículos elétricos fabricados na China, após a conclusão de sua investigação antissubsídios, mas disse que as negociações podem continuar posteriormente. Os dois lados avaliam possíveis compromissos de preço mínimo dos produtores chineses ou investimentos na Europa como uma alternativa às tarifas.
A Comissão Europeia, que supervisiona a política comercial da UE, já realizou oito rodadas de negociações técnicas com as autoridades chinesas e afirmou que ainda existem “lacunas significativas”.
O chefe de comércio da UE, Valdis Dombrovskis, e o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, afirmaram o compromisso de encontrar uma solução mutuamente aceitável, que precisaria garantir a igualdade de condições no mercado da UE e ser compatível com as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio), disse a Comissão.
(Reuters)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!