Projeto preserva informações originais de pneu remoldado

Hoje a reforma de pneus permite a raspagem das informações originais

O autor do projeto, deputado Otoni de Paula

O Projeto de Lei 345/22, do deputado Otoni de Paula (PSC-RJ), obriga os fabricantes de pneus remoldados a preservar as informações originais, como a data de fabricação da carcaça. Atualmente, a reforma de pneus permite a raspagem das informações originais e inscrição de novas informações com base no processo de remoldagem.

De acordo com a proposta, os pneus remoldados deverão reinscrever ou manter as inscrições originais dos pneus que tenham servido de carcaça para a sua produção. As informações também podem ser oferecidas por outros meios alternativos, a serem definidos pela regulamentação.

Otoni de Paula afirma que os consumidores têm interesse em saber as informações originais dos pneus cuja carcaça tenha servido de estrutura para a produção de remoldados. “A consciência da qualidade da estrutura em que foi feita a remoldagem dá mais segurança ao consumidor quanto à qualidade do produto adquirido”, argumenta.

O deputado espera que a aprovação do projeto também valorize as boas carcaças. “O cliente de pneus de alta qualidade poderia auferir em seu descarte uma compensação financeira mais condizente com o valor original de aquisição”, afirma.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *