Preços na zona do euro têm alta recorde em setembro

Folha de São Paulo – Reuters – Andreas Gebert – 16.mar.2021/Reuters

Os preços ao produtor na zona do euro saltaram em setembro mais do que o esperado devido aos custos da energia, registrando a maior alta na série histórica, em um novo sinal das fortes pressões inflacionárias no bloco, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (4).

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, estimou que os preços nos portões das fábricas dos 19 países que usam o euro subiram 2,7% em setembro sobre o mês anterior, avançando 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, no maior aumento já registrado para o bloco.

O salto também superou as expectativas, já que economistas consultados pela Reuters projetavam altas mensal de 2,2% e anual de 15,2%.

O aumento nos preços industriais seguem o avanço nos preços ao consumidor, que subiram 3,4% em setembro na base anual, de acordo com a Eurostat, que estimou alta de 4,1% em outubro.Os preços da energia avançaram 7,7% na comparação mensal e 40,7% na base anual, acelerando as altas. No entanto, excluindo energia, os preços tiveram alta de apenas 0,6% no mês, desacelerando ante os meses anteriores.

As altas nos preços ao produtor normalmente se traduzem em custos mais elevados para os consumidores.

(Reuters)

Legenda da foto: Fábrica da Knaus-Tabbert AG em Jandelsbrunn, Alemanha

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *