Imposto sobre pneus importados pode subir a 35%. ABIDIP alerta para impacto no bolso e na segurança
PSI 54 – por Lara Roibone em 19/09/2025 – Atualizado em 19/09/2025
A possível elevação do imposto de importação de pneus de passeio para 35% preocupa a Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (ABIDIP). A entidade considera a medida impopular, contrária à livre concorrência e prejudicial à segurança no trânsito. Atualmente, a alíquota está em 25%, após decisão do Governo em outubro de 2024 que […]
A possível elevação do imposto de importação de pneus de passeio para 35% preocupa a Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (ABIDIP). A entidade considera a medida impopular, contrária à livre concorrência e prejudicial à segurança no trânsito.
Atualmente, a alíquota está em 25%, após decisão do Governo em outubro de 2024 que elevou o tributo de 16%. Agora, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que representa os fabricantes instalados no país, pressiona por novo aumento. O pedido será analisado em 23 de setembro pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex), da Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Segundo o presidente da ABIDIP, Ricardo Alipio da Costa, o impacto recairá sobre motoristas de aplicativo, taxistas e entregadores. “Sem condições de comprar pneus novos, muitos vão migrar para o mercado de usados ou de procedência duvidosa, comprometendo a segurança nas ruas e estradas e aumentando o risco de acidentes”, afirma.
Para a entidade, a elevação da tarifa não resolve os desafios de competitividade da indústria nacional. “Elevar impostos não moderniza o parque industrial nem amplia a produção. Apenas restringe a concorrência e abre espaço para preços mais altos, punindo o consumidor”, critica Alipio. A ABIDIP defende o retorno da alíquota ao patamar de 16%, o que, em sua avaliação, garantiria preços mais acessíveis e maior oferta de produtos certificados pelo Inmetro.



