Importadores americanos correm com pedidos antes de interrupções no transporte e maiores taxas no frete

A estratégia surge no momento em que taxas de frete começam a subir e novas tarifas devem atingir alguns produtos da China

The Wall Street Journal – Publicado em 5 min – Por Paul Berger

Os varejistas dos EUA estão antecipando pedidos no exterior para evitar contratempos no transporte, o aumento das taxas de frete e preocupações geopolíticas iminentes.

Os contêineres de importação estão desembarcando nos portos marítimos americanos em números muito maiores do que o normal desde o final do segundo trimestre, marcando um início antecipado da alta temporada de embarque dos últimos meses do ano. Também marca uma grande aposta para os importadores, que correm o risco de ficar com estoques encalhados caso os consumidores não queiram comprar seus produtos.

Paul Bingham, diretor de consultoria de transporte da S&P Global Market Intelligence, disse que os varejistas e fabricantes dos EUA não querem arriscar a perda de vendas, embora estejam pagando um preço alto, pois contratempos no transporte elevam as taxas de contêineres para níveis não vistos desde a pandemia de covid.

“Uma reação natural dos gerentes da cadeia de suprimentos diante de possíveis interrupções, mesmo que as taxas estejam mais altas, tem sido antecipar a época de envio”, disse Bingham.

Os executivos da cadeia de suprimentos veem sinais de alerta em todo o mundo, desde limitações desencadeadas pela seca no Canal do Panamá até a ameaça de uma greve de estivadores nos EUA.

O bloqueio do Mar Vermelho pelos rebeldes houthis, que atacaram e afundaram navios comerciais que se aproximavam do Canal de Suez, teve um impacto importante e crescente nas operações de transporte marítimo em todo o mundo.

As transportadoras marítimas enviaram navios adicionais para as rotas Ásia-Europa para manter os prazos regulares, reduzindo efetivamente a capacidade global de navios e aumentando os preços nas principais rotas. A taxa de contrato de curto prazo para enviar um contêiner da Ásia para a Costa Oeste americana custava US$ 7.806 em 17 de julho, de acordo com a empresa de dados de transporte Xeneta, mais de quatro vezes maior que no mesmo período do ano passado.

Mas o aumento dos custos do envio não dissuadiu os importadores.

As importações combinadas de contêineres para os portos de Seattle e Tacoma aumentaram 43% ano a ano em junho, após saltar 33% em maio. O volume de entrada nos dois meses foi quase igual às importações que os portos viram em setembro e outubro do ano passado, no auge da alta temporada.

Na porta de entrada mais movimentada do país em termos de comércio de contêineres, os portos vizinhos de Los Angeles e Long Beach, os importadores trouxeram em junho 848.451 contêineres, medidos em unidades equivalentes a 20 pés (seis metros). Isso representou um aumento de 15% em relação a maio e os maiores volumes de importação nos portos desde julho de 2022, quando os gastos do consumidor alimentados pela pandemia fizeram com que os navios porta-contêineres voltassem à costa.

As importações para o Porto de Nova York e Nova Jersey em maio, último mês para o qual há dados disponíveis, atingiram seu nível mais alto desde setembro de 2022.

O aumento das importações está trazendo roupas, móveis e eletrônicos para os armazéns antes da alta temporada de compras, que começa com a volta às aulas em setembro e culmina na correria do Natal de fim de ano. A proporção de estoques em relação às vendas nos varejistas dos EUA, que compara os estoques das empresas com as vendas no varejo, subiu para 1,31 em maio, o nível mais alto para a medida desde maio de 2020, de acordo com o Escritório do Censo.

As crescentes divergências comerciais entre os EUA e a China estão intensificando os aumentos de carga.

Matt Priest, executivo-chefe do grupo comercial Distribuidores e Varejistas de Calçados dos EUA, disse que as empresas de calçados estão agora competindo por espaço em navios de contêineres com importadores de veículos elétricos e peças de veículos elétricos, que tentam se antecipar às novas tarifas sobre produtos fabricados na China, que entram em vigor em agosto.

“Achamos que houve uma corrida para obter o produto antes que essas tarifas entrem em vigor”, disse ele.

Priest acredita que os “últimos anos realmente criaram, por falta de um termo melhor”, um estresse pós-traumático, já que os varejistas tiveram de lidar com oscilações bruscas e imprevisíveis na demanda do consumidor, escassez e excesso de produtos, atrasos no envio e preços voláteis de frete. Trazer mercadorias mais cedo do que o normal é uma reação natural a esses desafios, afirmou ele.

“Eles se deram mal várias vezes”, disse Priest. “Agora têm mais experiência sobre quando e como mitigar o risco.”

Escreva para Paul Berger em paul.berger@wsj.com

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