IGP-M recua 0,36% e cai mais do que o esperado em outubro, mostra FGV

Folha de São Paulo – 9h4330.out

O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) passou a cair 0,36% em outubro, depois de ter registrado alta de 0,42% no mês anterior, um recuo maior do que o esperado, mostraram dados divulgados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) nesta quinta-feira (30).

A expectativa em pesquisa da Reuters era de queda de 0,22%, e com o resultado do mês o índice passou a acumular em 12 meses avanço de 0,92%.

O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, caiu 0,59% em outubro, depois de ter subido 0,49% no mês anterior. Dentro do IPA, as matérias-primas brutas registraram deflação de 1,41% no mês, após alta de 1,47% em setembro.

“Em outubro, os preços ao produtor foram impactados pela queda de matérias-primas brutas agropecuárias de peso, como leite in natura, café em grão, soja em grão e bovinos”, explicou Matheus Dias, economista do FGV IBRE.

Já o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que tem peso de 30% no índice geral, desacelerou a alta a 0,16% em outubro, de 0,25% em setembro.

(Reuters)