Governo aumenta imposto de importação de pneus
OCP News – Foto: Pixabay – Por: Pedro Leal – 19/09/2024 – 17:09 – Atualizada em: 19/09/2024 – 17:39
Uma guerra de argumentos que vinha se arrastando desde abril, quando a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) pediu ao governo federal aumento do imposto de importação de 16 para 35% para proteger seus associados contra suposta concorrência desleal com os pneus asiáticos teve um desfecho direto para o consumidor nesta quarta-feira (18).
Na avaliação dos importadores de pneus, a decisão é extremamente prejudicial ao consumidor e foi tomada com base em dados suspeitos divulgados pela indústria nacional. A Anip chegou a alegar que boa parte dos pneus asiáticos entra no Brasil com preço menor do que o custo da matéria-prima utilizado na fabricação do produto.
Ocorre que um estudo encomendado pelos importadores apontou não só que isso não é verdade, o importado entra custando 81% a mais do que a matéria-prima, como também, mencionou fortes indícios de que a indústria nacional paga mais caro pelos insumos usados na fabricação do pneu quando compra de empresa do mesmo grupo.
O presidente da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip), Ricardo Alípio, explica que o estudo não é uma prova inequívoca, mas constitui forte suspeita que precisa ser apurada pelos órgãos de defesa econômica. “Precisa ser investigado porque deste preço mais alto nos insumos. Se isso realmente estiver ocorrendo, de um lado poderia significar ocultação de remessa de lucro para as matrizes no exterior, e de outro, esse custo de produção inflado não pode ser usado para alegar que é mais caro produzir no Brasil, que não consegue competir com o pneu asiático e que precisa de proteção”.
“Entendo que esses pneus tem um custo de produção na China, pagam frete caro para chegar aqui, recolhem os impostos e tarifas de desembaraço aduaneiro, fatores que igualam a competitividade com o pneu nacional. Mas se for para sobretaxar, que seja uma coisa ou outra. Elevar imposto e manter tarifa antidumping é um sinal verde para a indústria nacional seguir praticando preços extorsivos para o consumidor brasileiro”.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!