Goodyear testa novo protótipo de pneus no novo concept OLI da Citroën

Auto + – By André Mendes on 30 Setembro, 2022

No novo concept da Citroën, apresentado ontem, marca presença um novo conjunto de pneus experimentais da Goodyear de origem sustentável e com muito mais durabilidade.

O novo Concept-Car da Citroën tem a missão de conseguir levar a mobilidade elétrica a muito mais pessoas, reduzindo significativamente o custo de um automóvel e estendendo o seu ciclo de vida. Para isso, estão presentes diversos materiais de origem sustentável e diversas soluções inovadoras que permitem manter os custos num patamar muito mais controlado. Entre elas, estão os novos pneus Eagle Go da Goodyear.

Este novo projeto da Goodyear tem o potencial de ver a sua faixa de rodagem renovada duas vezes ao longo do seu tempo de vida útil, o que aumenta a sua longevidade. Além disso, a Goodyear estabeleceu um objetivo para o pneu concetual Eagle GO de percorrer até 500 000 km, mediante a reutilização da carcaça sustentável e da banda de rolamento renovável.

Para isso, e também com o objetivo de otimizar a eficiência, a durabilidade e o conforto, o Eagle Go usa uma banda de rolamento produzida, essencialmente, por materiais sustentáveis ou reciclados. A parte do pneu que se desgasta é constituída quase exclusivamente por óleos de girassol, resinas de pinheiro, borracha natural e sílica de cinzas de casca de arroz.

Os óleos de girassol e as resinas de pinheiro são soluções renováveis, destinadas a substituir os óleos derivados do petróleo. Estes materiais estão, atualmente, a ser utilizados para fazer ‘Tinta Vegetal’ para impressoras. O objetivo da Goodyear é substituir por completo os óleos derivados do petróleo nos seus produtos até 2040. A borracha natural proveniente da árvore Hevea brasiliensis é utilizada para substituir a borracha sintética com base de petróleo, recorrendo a métodos de agricultura e de cultivo responsáveis. E a sílica de cinzas de casca de arroz, proveniente do processamento do arroz, pode reduzir os resíduos destinados a aterros, e tem sido anteriormente utilizada no reforço do betão.

O Eagle GO, ainda em fase de protótipo, utiliza a tecnologia Goodyear SightLine, que inclui um sensor que monitoriza vários parâmetros da saúde do pneu. Esta tecnologia está já a ser aplicada para ajudar os clientes da Goodyear com frotas, e pode reduzir de forma significativa os desperdícios e incrementar a eficiência, através da manutenção da pressão e da condição ideais do pneu. Monitorizar a saúde do pneu é um fator importante para determinar se, ou quando, um pneu pode ser renovado, assim aumentando a sua circularidade e a eficiência. Adicionar esta tecnologia ao pneu concetual Eagle GO está em linha com o objetivo da Goodyear, de reinventar os pneus e o serviço, integrando inteligência capacitada por dados e sensores em todos os novos produtos a partir de 2027.

“A arquitetura do pneu percorreu um logo caminho até incorporar materiais sustentáveis e tecnologias inteligentes”, explica Laurent Colantonio, Diretor Regional de Tecnologia Consumer para a EMEA, acrescentando ainda que, “com a Citroën, temos uma relação que proporciona um ótimo banco de ensaios para o desenvolvimento e testagem de novas tecnologias e técnicas. Os pneus concetuais são uma forma fantástica de a Goodyear pesquisar e desenvolver tecnologias inovadoras, que possam percorrer o seu caminho até serem integradas nos nossos produtos. As aprendizagens retiradas deste projeto serão aplicadas no nosso futuro enquanto fornecedor de mobilidade que consistentemente inova os seus produtos e serviços”.

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