Geely compra 26,4% das ações da Renault no Brasil
- Montadora chinesa terá acesso à fábrica no PR e aos quase 250 pontos de venda da empresa francesa
- Geely já é detentora de mais de um terço das ações da Renault na Coreia do Sul
As montadoras Renault e Geely, já associadas em uma empresa de motores, anunciaram um acordo para ampliar sua colaboração no Brasil, onde a Geely será acionista da filial brasileira da Renault. Após a operação, a Geely possuirá 26,4% das ações da Renault do Brasil.
A empresa terá acesso à fábrica e ao centro de engenharia da Renault em São José dos Pinhais (PR) e aos quase 250 pontos de venda operados pela rede da empresa francesa. O valor do negócio não foi divulgado.
“A transação é parte da continuidade da cooperação estratégica entre o Renault Group e a Geely….[e] busca reforçar o desenvolvimento das marcas Renault e Geely no Brasil e permitir a introdução no país de novos veículos com baixas emissões de carbono”, afirmaram as empresas em comunicado.
Os dois grupos já são parceiros na empresa Horse Powertrain, em operação desde 2024, que produz motores para veículos de combustão e híbridos. A Geely também adquiriu 34% da filial sul-coreana da Renault, Renault Korea, em 2022.
A produção dos veículos da Geely na fábrica da Renault ao lado dos carros do grupo francês “permitirá à Renault do Brasil aumentar a produção e reforçar a competitividade de seu complexo industrial”, segundo o comunicado. Em 2024, a fábrica francesa produziu 180 mil veículos.
A Geely é uma das principais montadoras chinesas. Em 2010, comprou a divisão automotiva da sueca Volvo.
Segundo a Renault, a participação dela no mercado do Brasil é de 5% e o objetivo é dobrar o número em um prazo de cinco anos.
O grupo francês indicou em julho que “priorizará” a América do Sul e a Índia para seu desenvolvimento no cenário internacional.



