FMI: interrupção da cadeia de suprimentos reduziu o PIB global em 2021

A magnitude dos danos causados por interrupções na cadeia de suprimentos no ano passado foi revelada em um novo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI). A instituição mostra que os problemas de transporte reduziram de 0,5 a 1 ponto percentual o crescimento econômico global e adicionaram cerca de 1 ponto percentual ao núcleo da inflação.

Em seu último relatório “World Economic Outlook”, o FMI mostra que as interrupções no fornecimento causadas em grande parte pela pandemia da Covid-19 — caracterizadas por alta demanda por bens de consumo, congestionamento nos portos, capacidade limitada de transporte e caos no transporte rodoviário — tiveram impactos adversos no produto interno bruto global (PIB).

“A mudança para o consumo de bens, principalmente nas economias avançadas, sobrecarregou as redes globais da cadeia de suprimentos durante a pandemia. Esse problema foi agravado por impedimentos relacionados ao transporte e pessoal, bem como pela natureza inerentemente frágil da logística just-in-time e dos estoques enxutos”, disse o FMI.

A instituição acrescentou que a consequente interrupção do comércio global levou a escassez e preços mais altos para bens de consumo importados, com efeitos em cascata sendo sentidos na forma de inflação.

O FMI prevê que em 2022 as interrupções na cadeia de suprimentos devem diminuir. No entanto, continuarão a pairar desconfortavelmente sobre a economia global.

Embora se espere que os desequilíbrios de oferta e demanda diminuam ao longo deste ano, eles representam riscos para a economia mundial ao instigar preços futuros mais altos, principalmente depois que a variante Ômicron forçar os países a reimpor restrições de mobilidade.

As cadeias de suprimentos globais disfuncionais deixam as economias menos capazes de se adaptar a um possível ressurgimento da pandemia, pois os portos entupidos impedem o fluxo de mercadorias. E a variante Ômicron pode limitar ainda mais a eficiência dos portos, aumentando os problemas de transporte.

O FMI prevê que a inflação permanecerá mais alta no curto prazo, com média de 3,9% nas economias avançadas e 5,9% nos mercados emergentes e economias em desenvolvimento este ano. Espera-se que diminua em 2023.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *