Fed deve manter juros nos EUA e abrir porta para corte em setembro

Folha de São Paulo – 10h2431.jul
O Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) deve manter a taxa de juros ao final de dois dias de reunião de política monetária nesta quarta-feira (31), mas também deve indicar que uma redução nos custos de empréstimos poderá ocorrer já em setembro.

Contratos vinculados à taxa de juros do banco central dos Estados Unidos mostram que os investidores estão convencidos de que haverá um corte na taxa na reunião de 17 e 18 de setembro, com a única discordância sobre se o Fed começará a afrouxar a política monetária com uma redução de 0,25 ponto percentual, como a maioria espera, ou com um corte mais agressivo de 0,5 ponto, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.

O Fed vem mantendo sua taxa básica de juros na faixa de 5,25% a 5,5% ao longo do último ano.

Getty Images via AFP
Jerome Powell, presidente do Fed
Jerome Powell, presidente do Fed

Um corte de 0,5 ponto provavelmente exigiria evidências de que a economia está desacelerando mais rápido do que o esperado e colocando em risco a taxa de desemprego ainda baixa, de 4,1%.

Durante a batalha de mais de dois anos do Fed para controlar a inflação, que incluiu os aumentos mais rápidos de juros desde a década de 1980, a economia cresceu mais rápido e teve um desempenho melhor do que o esperado —e os dados mais recentes sugerem que isso continua.

A economia cresceu a uma taxa anual de 2,8% no segundo trimestre, acima da tendência. Dados sobre vagas de emprego em aberto e contratações divulgados na terça-feira (30) mostraram uma resiliência contínua no mercado de trabalho, com o número de vagas abertas permanecendo acima de 8 milhões.

(Reuters)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *