Bridgestone cria pneu com 55% de materiais reciclados

 Revista Pneus –  

O novo pneu Potenza Sport A, desenvolvido pela Bridgestone, incorpora 55% de materiais reciclados e renováveis certificados pelo ISCC PLUS

A Bridgestone, especialista mundial em pneus premium e soluções de mobilidade sustentável, apresentou o novo Potenza Sport A, “o primeiro pneu produzido em massa pela empresa a incorporar 55% de materiais reciclados e renováveis certificados pelo ISCC PLUS”, avançou a empresa.

O ISCC PLUS é uma norma de certificação aplicável a nível mundial que tem por objetivo aumentar a transparência e a rastreabilidade das matérias-primas alternativas ao longo de toda a cadeia de valor, desde o ponto de origem até ao cliente final.

Steven De Bock, vice-presidente do departamento OE na Bridgestone EMEA, afirmou: “O Bridgestone Potenza Sport A é um ótimo exemplo das capacidades de inovação e do compromisso da Bridgestone com a sustentabilidade. Este feito assinala mais um marco significativo à medida que aceleramos o nosso progresso no sentido de utilizar materiais 100% sustentáveis nos nossos produtos até 2050 e mais além”.

E, acrescentou: “Orgulhamo-nos de produzir em massa um pneu que incorpora uma percentagem tão elevada de materiais reciclados e renováveis certificados pelo ISCC PLUS 1, impulsionando a inovação sustentável. Este lançamento promove a adoção de uma economia circular na nossa atividade”.

“O pneu Bridgestone Potenza Sport A foi desenvolvido com a tecnologia ENLITEN para melhorar as suas características de sustentabilidade e torná-lo totalmente preparado para veículos elétricos, sem comprometer a segurança ou o desempenho. Como resultado, o pneu de desempenho ultraelevado da Bridgestone oferece segurança e controlo excecionais aos condutores, obtendo a classificação A da etiqueta da UE para a aderência em piso molhado”, pode ler-se no comunicado.

“Proporciona também a melhor eficiência energética da sua classe e uma autonomia alargada da bateria, também com uma classificação A da etiqueta da UE em termos de resistência ao rolamento”, referiu ainda.

De acordo com o Compromisso E8 da Bridgestone, 35% dos materiais renováveis certificados pelo ISCC PLUS são obtidos para produzir o pneu, incluindo borracha natural e polímeros bio atribuídos, bem como 20% de materiais reciclados certificados pelo ISCC PLUS. Estes incluem borracha moída de pneus em fim de vida, negro de fumo certificado provindo de óleos circulares, sílica de cinza de casca de arroz, lignina, óxido de zinco e negro de fumo recuperado, também com origem de pneus em fim de vida.

“O pneu Potenza Sport A da Bridgestone não é um conceito ou um projeto-piloto. Foi cuidadosamente escolhido pela Audi como equipamento de origem para o seu novo e-tron GT”, revelou.

“Como pneu homologado globalmente como equipamento original, o novo pneu da Bridgestone passou pelos rigorosos testes da Audi e foi reconhecido por proporcionar o elevado desempenho exigido por um veículo tão potente e exigente, ao mesmo tempo que proporciona uma segurança e sustentabilidade de nível superior”, salientou.

Desenvolvido na Europa, o Potenza Sport A será produzido na fábrica de ponta da Bridgestone perto de Roma, Itália, que obteve a certificação ISCC PLUS em 2022. A fábrica de Roma tem também a certificação ISO 50001 para uma gestão eficiente da energia. Todo o processo de produção de pneus da fábrica é 100% elétrico, sendo a eletricidade produzida a partir de fontes renováveis.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *